Quais são os 4 tipos de variação linguística?

As variações linguísticas diferenciam-se em quatros grupos: sociais (diastráticas), regionais (diatópicas), históricas (diacrônicas) e estilísticas (diafásicas). Para aqueles que se preparam para o Enem, trata-se de um dos assuntos com maior incidência nas provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.

Quais os tipos de variação linguística exemplos?

Tipos de variações linguísticas

Geográficas ou diatópicas: englobam o local em que ocorre a variação. Exemplos: inglês americano e britânico, português brasileiro e de Portugal. Históricas: englobam a transição do idioma com base no contexto histórico. Exemplos: português medieval e português atual.

Quais são as três tipos de variações linguísticas?

Tipos e exemplos de variações linguísticas
  1. Variação geográfica ou diatópica. Está relacionada com o local em que é desenvolvida, tal como as variações entre o português do Brasil e de Portugal, chamadas de regionalismo. …
  2. Variação histórica ou diacrônica. …
  3. Variação social ou diastrática.

O que é variação histórica ou diacrônica?

Variações históricas (diacrônicas)

As variações históricas tratam das mudanças ocorridas na língua com o decorrer do tempo. Algumas expressões deixaram de existir, outras novas surgiram e outras se transformaram com a ação do tempo.

Quais são os cinco eixos das variantes linguísticas?

Tais diferenças decorrem do fato de um sistema linguístico não ser unitário, mas comportar vários eixos de diferenciação: estilístico, regional, sociocultural, ocupacional e etário.

O que é variação Social ou Diastrática?

Consideram-se variações diastráticas aquelas variações que se referem aos grupos sociais, cujos fatores, relacionados à faixa etária, profissão, estrato social, entre outros, imperam de forma preponderante.

Qual a diferença entre a linguagem formal e informal?

A linguagem formal e informal são variações da língua. A linguagem informal é usada em momentos com a família e amigos. Já com superiores hierárquicos devemos usar a linguagem formal. Dessa forma, concluímos que a linguagem formal e informal é aplicada em diferentes contextos.

Como identificar uma variação linguística?

Variação linguística: o que é, tipos, exemplos e exercícios!

As variações históricas podem ser observadas a partir de três formas:
  1. nas palavras que deixaram de ser utilizadas com o passar do tempo;
  2. no vocabulário próprio entre as diferentes faixas de idade;
  3. nos acentos gráficos ou grafemas que entraram em desuso.

O que significa a palavra diastrática?

[ Linguística ] Que se distribui ou se diferencia segundo estratos ou escalas da estrutura social (ex.: variação diastrática).

O que é variação sociocultural exemplos?

– A variação linguística sociocultural é realçada, sobretudo, em países que comportam grande desigualdade social. São fatores determinantes a profissão, classe social, nível de escolaridade, esporte, tribos urbanas, idade, gênero, sexualidade, religião etc.

O que significa a palavra Diatópicas?

[ Linguística ] Que se distribui ou se diferencia de forma geográfica (ex.: variação diatópica).

Qual a definição dada para variação Diatópica e diastrática?

A variação diatópica consiste nas variações que ocorrem devido às diferenças regionais. … A variação diastrática compreende as variações que acontecem devido a convivência entre os diversos grupos sociais. São exemplos as gírias, os jargões e os linguajares.

O que é linguagem diafásica?

1. Variação linguística diafásica. A variação diafásica é a variação que acontece de acordo com o contexto comunicativo. Quando você está com seus amigos, em um ambiente relaxado, geralmente, utiliza uma linguagem informal, sem a pressão de falar de uma maneira muito séria ou solene.

O que é variação Diatópica exemplos?

Variação regional ou diatópica

Podem ser identificadas em sotaques, dialetos, falares, pronúncias e até mesmo na construção de diferentes palavras para os mesmos conceitos. Um exemplo é o antigo debate biscoito versus bolacha, duas formas distintas de chamar um mesmo alimento em diferentes estados brasileiros.

Como escrever quanto?

Quando usar em quanto? Em quanto é uma sequência formada pela preposição em e pelo pronome quanto, que pode ser indefinido, relativo ou interrogativo. Esta sequência é usada para obter informação sobre a quantidade, o preço e a intensidade de algo.

O que quer dizer a palavra transitoriedade?

Significado de Transitoriedade

substantivo feminino Característica, estado ou particularidade do que é momentâneo, temporário ou transitório; temporariedade. Etimologia (origem da palavra transitoriedade). Transitóri(o) + (e)dade.

O que é variação histórica exemplos?

Variação histórica na linguística diz-se sobre a variação da língua no decorrer da história, influenciada e influenciando pelos/os costumes, as relações sociais. Por exemplo, antigamente usava-se “Vossa Mercê”, depois esse pronome de tratamento foi reduzido a “Vosmicê” e atualmente usamos “Você”.