Qual é o sinônimo de igual?

1 idêntico, análogo, parecido, similar, aproximado, afim, parelho, pariforme, congênere. Que é equivalente: 2 equivalente, correspondente, proporcional, homólogo, conforme, equipolente.

Qual o sinônimo e antônimo de igual?

desigual, diferente, distinto, díspar, diferenciado, dissemelhante, dessemelhante, dissímil, heterogêneo, alterado, diverso, variado, sortido, desproporcional, desproporcionado, dissimétrico. Contrário de equivalente: 2. singular, ímpar, único, particular, próprio, inigualável, inimitável, incomparável.

O que pode substituir igualdade?

1 analogia, coincidência, conformidade, correspondência, equipolência, identidade, parecença, paridade, proporção, semelhança, similitude, uniformidade.

O que quer dizer a palavra idem?

Normalmente, idem significa o mesmo, da mesma forma, e ibidem no mesmo lugar; em notas bibliográficas, idem significa o mesmo autor, ibidem na mesma obra (ou na mesma página)”.

Qual é o sinônimo e antônimo de calmo?

Tem os seguintes sinónimos: quente, calmoso, morno; sossegado, tranquilo, sereno, bonançoso, abonançado, plácido, quedo, quieto. Tem como antónimos: inquieto, excitado.

Quais são os tipos de igualdade?

Se fala em igualdade formal quando todos são tratados da mesma maneira e em igualdade material quando os mais fracos recebem um tratamento especial no intuito de se aproximar dos mais fortes.

O que é falta de igualdade ou semelhança?

2 Falta de igualdade ou semelhança; desigualdade, dessemelhança, distinto.

O que se pode entender por igualdade?

Igualdade é a ausência de diferença. A igualdade ocorre quando todas as partes estão nas mesmas condições, possuem o mesmo valor ou são interpretadas a partir do mesmo ponto de vista, seja na comparação entre coisas ou pessoas.

Qual é a importância da igualdade?

Na prática, podemos resumir a igualdade como um princípio fundamental para as sociedades democráticas, pois possibilita a todos a equiparação no que diz respeito ao desfrute e proveito de seus direitos.

Quais os tipos de desigualdade social?

Quais são os tipos de desigualdade social? Desigualdade econômica; desigualdade regional; desigualdade racial e desigualdade de gênero.

Qual é a diferença entre igualdade e equidade?

Qual é a diferença entre equidade e igualdade? … Enquanto a igualdade busca tratar todos da mesma forma, independentemente da sua necessidade, a equidade trata as pessoas de formas diferentes, levando em consideração o que elas precisam.

Qual é a importância da igualdade de gênero?

A igualdade de género, além de ser um direito humano fundamental, é essencial para alcançar sociedades pacíficas, com pleno potencial humano e desenvolvimento sustentável. Além disso, está provado que o fortalecimento da mulher estimula a produtividade e o crescimento económico.

Qual a importância de todos serem iguais perante a lei?

Igualdade perante a lei, também conhecida como igualdade aos olhos da lei ou igualdade legal, é o princípio segundo o qual todas as pessoas estão sujeitas às mesmas leis da justiça (devido processo legal). … De acordo com as Nações Unidas, este princípio é particularmente importante para as minorias e os pobres.

Como garantir a igualdade?

Neste ritmo, as brasileiras levarão 95 anos para atingir a igualdade.
  1. Educação: caminho para a mudança.
  2. Ampliar a concepção de liderança.
  3. Valorizar as mulheres por seus atributos profissionais.
  4. 3- Promover salários mais igualitários.
  5. Mudança na lei.
  6. Mudar a cultura dentro de casa.

Qual a importância de gênero?

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) defendeu o ensino de questões de gênero e sexualidade nas escolas, como um importante espaço de formação de cidadãos para o respeito aos direitos humanos, sem preconceitos e discriminações, em nota publicada no dia 7 de junho.

Qual a importância da igualdade de gênero na ciência e na sociedade?

Isso porque possibilita o desenvolvimento social, econômico, político e a sustentabilidade do nosso planeta.

O que quer dizer qual é seu gênero?

gênero é um elemento constitutivo das relações sociais baseado nas diferenças percebidas entre os sexos… o gênero é uma forma primária de dar significado às relações de poder.” – Scott, 1995. “uma forma de entender, visualizar e referir-se à organização social da relação entre os sexos.” – Guedes, 1995.

Qual a importância da diversidade de gênero?

Ainda de acordo com o levantamento, zerar a desigualdade de gêneros em escala global viria a dobrar a contribuição das mulheres para o PIB mundial, já em 2025 e em um cenário de mercado de trabalho igualitário, US$ 28 trilhões seriam adicionados à economia global.

Qual a importância da diversidade de gênero na sociedade?

Diversidade gera inovação e produtividade

Pesquisas apontam que a presença de mulheres na liderança contribui para soluções mais eficientes de problemas, já que elas são capazes de trazer perspectivas de acordo com suas experiências, que diferem das masculinas.

Qual é o gênero?

Gênero pode ser definido como aquilo que identifica e diferencia os homens e as mulheres, ou seja, o gênero masculino e o gênero feminino. De acordo com a definição “tradicional” de gênero, este pode ser usado como sinônimo de “sexo”, referindo-se ao que é próprio do sexo masculino, assim como do sexo feminino.