O que é pejorativo exemplo?

Apreciativo e elogioso são exemplos de antônimos da palavra pejorativo. As palavras baranga, piriguete e otário são termos pejorativos, porque são insultos em relação a uma pessoa.

O que é algo pejorativo?

Pejorativo é um substantivo (ou Adjetivo) que possui uma carga negativa ou ofensiva, que exprime sentido desagradável ou de desaprovação, de ordem psicológica ou social. Lábio e Beiço; Beiço é uma palavra pejorativa e preconceituosa, que é usada para ofender e discriminar.

Qual é o sinônimo da palavra pejorativo?

12 sinônimos de pejorativo para 1 sentido da palavra pejorativo: Depreciativo: 1 depreciativo, insultuoso, ultrajante, vilipendioso, aviltante, desdenhativo, desdenhoso, desfavorável, despectivo, difamatório, grosseiro, indelicado.

É pejorativo ou Perjorativo?

Ele usou a palavra no sentido pejorativo ou Ele usou a palavra no sentido perjurativo? A forma correta é pejorativo. Este adjetivo tem origem no verbo pejorar, que significa «piorar». A outra forma (perjurativo) não existe.

O que é sentido figurado exemplo?

O que é sentido figurado ou conotação

Por outro lado, a conotação trata do sentido figurado, simbólico das palavras, não literal. Por exemplo, na frase “Há dias que amanhecem noite”, a palavra “noite” possui o sentido de “triste” ou “sombrio”.

O que é estado ocioso?

Ocioso significa em estado de ócio, aquele que não tem nenhuma ocupação, que não faz nada da vida. Ocioso é o indivíduo que não está fazendo nada no momento, que não está trabalhando e não faz nenhuma atividade. Ocioso é um adjetivo que qualifica o indivíduo preguiçoso, indolente, que não procura trabalho.

Como escrever pejorativo?

A forma correta de escrita é pejorativo de acordo com a Língua Portuguesa. Ou seja, é escrito sem a letra “r”, a primeira sílaba é pe-. Pejorativo diz-se da palavra que adquire um sentido desagradável, depreciativo, desdenhoso; que tem conotação desfavorável.

O que significa a palavra depreciativo?

Significado de Depreciativo

adjetivo Ofensivo; de teor insultuoso; que desvaloriza a importância de alguma coisa; em que há desprezo ou desqualificação: comentário depreciativo em relação à aluna. Que contém ou foi alvo de depreciação; cujo valor ou preço foi reduzido.

Como escrever quanto?

Quando usar em quanto? Em quanto é uma sequência formada pela preposição em e pelo pronome quanto, que pode ser indefinido, relativo ou interrogativo. Esta sequência é usada para obter informação sobre a quantidade, o preço e a intensidade de algo.

O que é uma coisa plausível?

Plausível é aquilo que é razoável, possível de ser feito ou aceitável. Também é aquilo que merece aplauso, aprovação. Em sua etimologia, a palavra plausível vem do vocábulo em latim plausibilis, que corresponde àquilo que é merecedor de aplauso, que por sua vez tem origem em plaudere, que é aplaudir.

O que quer dizer a palavra Perjurio?

Perjúrio é um juramento falso ou violação do juramento feito. Está relacionado com a ação ou efeito de perjurar.

Quanto Ou quanto?

advérbio Que denota intensidade; que representa quantidade, valor ou número.Com que proporção; com que força: nunca imaginou quanto era odiado pelos colegas. Denota a maneira de; como: ela nunca soube de quanto ele adorava seus filhos. Denota concordância ou correspondência com; de acordo com.

Como usar o quanto?

Formada pela preposição em juntamente com o pronome quanto, a expressão em quanto é usada para extrair informações sobre a intensidade, o preço ou a quantidade de alguma coisa. Veja: Em quanto tempo os salgados ficarão prontos? O conserto da bicicleta ficou em quanto?

Qual a diferença entre Quando e quanto?

Qual é o significado de “em quanto”? Diferente da conjunção “enquanto”, a expressão “em quanto” é a soma da preposição “em” com o pronome “quanto”, que, no caso, pode ser interrogativo, relativo ou indefinido. Escrito de forma separada, o termo se refere à quantidade, à intensidade ou ao preço de alguma coisa.

É correto usar tanto quanto?

Sim, tanto ou quanto é correcto. É uma locução adverbial. Significa mais ou menos, em grau mediano, medianamente.

O que é quanto?

QTO: Toalete, WC. QTR: Horário, hora. QTU: Horário de operação da estação.

Quanto antes o quanto antes?

Embora popularizada, essa expressão deve ser evitada, dando-se preferência à forma sem o artigo O, isto é, somente QUANTO ANTES. “Quanto antes” é a forma reduzida da expressão “quanto antes, melhor”. Ninguém diz “preciso acabar este trabalho o quanto antes, melhor”.

O que significa a expressão um tanto quanto?

«Um tanto ou quanto lento» é, portanto, equivalente a «um pouco/um tanto/em certa medida/de certo modo/um bocado lento».

Tem vírgula depois de para tanto?

Logo, não se deve utilizar a vírgula. Outra forma de escrever a estrutura seria na introdução de uma informação adicional à oração principal. Exemplo: “A comarca de Abelardo Luz, tanto quanto a comarca de Mafra, manifestou-se favoravelmente ao pedido.”

Qual o sinônimo de tanto?

Tal quantidade: 6 tal quantidade, tal número, tal porção.