O que é a medula?

A medula óssea é um tecido líquido que ocupa o interior dos ossos, sendo conhecida popularmente por ‘tutano’. Na medula óssea são produzidos os componentes do sangue, por isso, a medula óssea é considerada a fábrica do sangue.

Quantas medulas tem um ser humano?

Tipos de medula óssea

A medula óssea pode ser classificada em dois tipos: medula óssea vermelha e medula óssea amarela. A medula óssea vermelha é formada basicamente pelas células sanguíneas e suas precursoras.

Qual é a função da medula?

A medula óssea, encontrada no interior dos ossos, contém as células-tronco hematopoéticas que produzem os componentes do sangue, incluindo as hemácias ou glóbulos vermelhos, os leucócitos ou glóbulos brancos que são parte do sistema de defesa do nosso organismo, e as plaquetas, responsáveis pela coagulação.

Quais são as medulas ósseas?

A medula óssea é um tecido encontrado no interior de ossos longos e esponjosos e apresenta a função de produzir hemácias, leucócitos e plaquetas. Ela pode ser dividida em dois tipos, medula óssea vermelha e amarela.

Quanto tempo a medula se regenera?

A medula óssea doada se regenera em cerca de 15 dias e após uma semana da doação, o doador já se sente apto a voltar ao trabalho. Algumas dores no local onde foi feito o procedimento podem ser sentidas.

Quem doa medula óssea pode morrer?

A doação de medula óssea no centro cirúrgico é feita sob anestesia geral e dura em média duas horas. Para aspirar a medula são feitas punções com o auxílio de agulhas nos ossos da bacia. O volume retirado é de até 15% e não causa nenhum prejuízo à saúde do doador.

Qual a diferença entre a medula óssea vermelha e amarela?

A medula amarela é encontrada em cavidades grandes de ossos grandes e consiste em sua grande maioria de células adiposas e umas poucas células sanguíneas primitivas. A medula vermelha é um tecido hematopoiético e é o sítio de produção de eritrócitos e leucócitos granulares.

Qual o tipo de medula óssea utilizada nos transplantes?

Existem dois tipos principais de transplante de medula: autólogo e alogênico. No transplante autólogo, as próprias células-tronco hematopoiéticas do paciente são removidas antes que a quimioterapia ou radioterapia de alta dose seja administrada, e, então, são armazenadas para posterior uso.

Onde são encontradas a medula óssea vermelha e a amarela?

A medula óssea está localizada no interior dos ossos. Ela pode ser do tipo amarela, cuja constituição é de tecido adiposo, sendo conhecida popularmente como tutano; ou vermelha, sendo responsável pela formação de células sanguíneas, repondo-as continuamente.

Qual a função da medula óssea vermelha e amarela?

Esse tecido pode ser dividido entre medula óssea vermelha e amarela. A primeira é responsável pela produção de células presentes no sangue, como hemácias, leucócitos e plaquetas. Já a medula amarela é composta por células adiposas e não produz células sanguíneas.

Qual é a cor da medula?

Diferenciam-se da medula óssea vermelha, hematógena, que tem essa cor graças a numerosos eritrócitos (hemácias) em diversos estágios de maturação, já a medula óssea amarela, é abundante em células adiposas e que não apresenta células sanguíneas.

Qual é a função da medula óssea vermelha?

A medula óssea vermelha é responsável pela hematopoiese e apresenta essa cor devido à presença de numerosos eritrócitos. A medula óssea é constituída de células-tronco hematopoiéticas e dos capilares sinusóides, revestidos por células endoteliais descontínuas.