Que foi a Revolução Verde?

Revolução Verde é o nome dado ao conjunto de iniciativas tecnológicas que transformou as práticas agrícolas e aumentou drasticamente a produção de alimentos no mundo. A Revolução Verde teve início na década de 1950 no México.

O que é Revolução Verde Brainly?

A Revolução Verde foi uma das profundas transformações pelas quais o mundo passou após a Segunda Guerra Mundial. Essa inovação ficou conhecida por melhorar a produção agrícola e aumentar a produção de alimentos a partir das décadas de 1960 e 1970.

O que significou a Revolução Verde no Brasil?

A Revolução Verde no Brasil aconteceu durante a ditadura militar – entre as décadas de 1960 e 1970 – e permitiu que o país desenvolvesse tecnologia própria em universidades, centros de pesquisa, agências governamentais e instituições privadas.

O que foi a Revolução Verde e suas consequências?

O desmatamento, a compactação do solo, a utilização desenfreada de fontes de água e a poluição causada pelos produtos químicos são algumas das consequências danosas da revolução para o meio ambiente. Essas impactos resultaram na quebra do equilíbrio ambiental natural assim como prejudicaram animais e plantas.

Quais problemas a Revolução Verde trouxe?

Além de não ter resolvido os problemas nutricional e da fome, a Revolução Verde também é reconhecida por aumentar a concentração fundiária e a dependência de sementes, alterando a cultura dos pequenos proprietários que encontraram dificuldades para se inserir nos novos moldes.

Quais foram as principais transformações causadas pela Revolução Verde?

Basicamente, as transformações geradas pela Revolução Verde envolvem a modificação genética de sementes e de produtos agrícolas para a obtenção de uma maior resistência a elementos externos, tais como o clima. … Borlaug é considerado por muitos como o “pai” da Revolução Verde.

Quais foram as principais consequências positivas ocasionadas pela Revolução Verde?

Pontos positivos:

aumento na produção mundial de alimentos; desenvolvimento tecnológico; avanços nas pesquisas; barateamento dos alimentos básicos.

O que foi e quais foram as consequências da revolução agrícola?

Uma das mais significativas descobertas do período Neolítico foi a agricultura. Essa descoberta deu origem a Revolução Neolítica (ou Revolução Agrícola), pois com a agricultura o homem deixou de ser nômade, e consequentemente pôde criar animais para o consumo.

Quais são os pontos positivos e negativos da Revolução Verde?

Assim, o desenvolvimento das técnicas trazidas pela Revolução Verde foram, sim, importantes. A irrigação, por exemplo, foi um grande avanço no setor.

Já os pontos negativos seriam:
  • Esgotamento do solo;
  • Alterações no ecossistema vigente;
  • Priorização ao latifúndio e menosprezo à agricultura familiar;
  • Desmatamento;

Quais os benefícios que a Revolução Verde trouxe para o Brasil?

A principal vantagem trazida pela Revolução Verde foi o ganho de eficácia na produção agrícola, que suscitou o aumento de produtividade em diversas lavouras, com destaque para os cereais e para os grãos, como a soja e o milho.

Qual das alternativas abaixo apresenta uma consequência positiva da Revolução Verde?

Qual das alternativas abaixo apresenta uma consequência positiva da Revolução Verde? Alternativa A. A Revolução Verde, por meio da adoção de técnicas modernas de cultivo agrícola, resultou no expressivo aumento da produção de alimentos em nível mundial.