Como funciona a prova de vida?

A prova de vida do INSS deve ser feita no banco responsável pelo pagamento do benefício. O procedimento pode ser feito nos caixas eletrônicos com uso da biometria ou presencialmente, nas agências bancárias. Algumas instituições financeiras oferecem o serviço no internet banking ou no aplicativo.

O que é prova de vida do INSS?

A prova de vida diz respeito a um procedimento do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) cujo intuito é certificar se o segurado ainda está vivo para continuar recebendo seu benefício.

Quem precisa fazer a prova de vida do INSS?

Entretanto, a prova de vida ainda pode ser feita, voluntariamente, por aposentados e pensionistas, como aqueles que querem regularizar a situação após não terem realizado a prova em 2020 ou 2021. A portaria determina, porém, que os bancos não podem obrigar o segurado a realizar a prova de forma presencial.

O que significa uma prova de vida?

A Prova de Vida é a comprovação de que ainda está vivo e pode continuar recebendo seu benefício previdenciário. Este é um procedimento importante para evitar fraudes e pagamentos indevidos e por isso deve ocorrer periodicamente.

Quem tem que fazer prova de vida em 2021?

A prova de vida é obrigatória para aposentados, pensionistas e para quem recebe benefícios do INSS por meio de conta corrente, poupança ou cartão magnético. O procedimento serve para evitar fraudes e garante a manutenção do pagamento.

Como saber se preciso fazer prova de vida 2022?

É possível saber se o usuário pode ou não realizar a prova de vida pelo celular acessando os aplicativos do governo federal e o “Meu INSS”. O cidadão pode também ir até uma agência bancária e consultar.

Como saber se preciso fazer prova de vida 2021?

A prova de vida do INSS precisa ser feita a cada 12 meses para aposentados, pensionistas e pessoas que recebem benefícios assistenciais e por incapacidade não terem a renda bloqueada e até cancelada. Se foi feita em fevereiro de 2021, por exemplo, precisará ser refeita até fevereiro de 2022.

Qual é o prazo para fazer prova de vida em 2022?

O primeiro prazo da prova de vida em 2022 é para segurados que não realizaram o procedimento no ano passado, até dezembro de 2020. Esse grupo tem até o dia 25 de fevereiro para fazer a comprovação de vida e seguir recebendo o benefício normalmente. O novo cronograma terá validade até junho de 2022.

Quem deve fazer prova de vida 2022?

Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) precisam ficar atentos em 2022: a prova de vida voltou a ser obrigatória neste ano, e cerca de 3,3 milhões de segurados precisarão realizar o procedimento.

Até quando tem que fazer a prova de vida?

A prova de vida voltou a ser obrigatória em 2022, após três meses suspenso e ficou um bom tempo parado por causa da pandemia de covid-19. Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) devem ficar atentos ao procedimento, pois sem a prova de vida o benefício não é pago.

Como solicitar prova de vida domiciliar?

A prova de vida domiciliar deve ser solicitada pela central telefônica 135, pelo site ou pelo aplicativo Meu INSS. Segundo o INSS, os segurados que têm dificuldades de locomoção precisam apresentar um atestado ou uma declaração médica comprovando o problema.

Quem não precisa fazer prova de vida?

Na última quarta-feira (02), o presidente do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) divulgou que os aposentados, pensionistas e outros titulares que têm benefícios previdenciários não precisam mais realizar a prova de vida presencialmente. Ao todo, a medida deve beneficiar cerca de 36 milhões de pessoas.