O que faz a ortodontia?

Ortodontia é, pois, a especialidade odontológica que corrige a posição dos dentes e dos ossos maxilares posicionados de forma inadequada. Dentes tortos ou dentes que não se encaixam corretamente são difíceis de serem mantidos limpos, podendo-se perdê- los precocemente devido à deterioração e à doença periodontal.

Qual é a diferença entre dentista e ortodontista?

A profissão também realiza tratamentos estéticos e é capaz de diagnosticar e tratar doenças na boca. Enquanto isso, um Ortodontista é aquele cirurgião-dentista que, além de se formar em Odontologia, é especializado em uma de suas áreas, a Ortodontia.

Quais os tipos de ortodontia?

Mas saiba que existem pelo menos três linhas dentro da ortodontia preparadas para isso: a ortodontia preventiva, a interceptativa e a corretiva. Apesar das diferentes abordagens, todas elas têm a mesma função, que é reparar ou mesmo prevenir problemas ortodônticos do paciente.

Qual a diferença de ortodontia e periodontia?

A ortodontia corrige a posição dos dentes e ossos maxilares mal posicionados, enquanto que periodontia é responsável pelo controle e tratamento de doenças que acometem as estruturas de suporte dos dentes (osso alveolar e gengiva).

Qual o nome correto de dentista?

O profissional da odontologia é o cirurgião-dentista, mais conhecido como odontólogo ou popularmente como dentista. Este, atua na reabilitação oral como prótese dentária, implantes, etc.

Como se chama o médico que cuida dos dentes?

O famoso cirurgião-dentista é responsável pela prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças da boca, maxilares e todas as suas estruturas anexas. Ele é quem faz a primeira análise do problema e, dependendo da situação, indica para um profissional especializado.

O que é um dentista periodontista?

Periodontia é a especialidade odontológica que trata dos tecidos do periodonto, ou seja, aqueles que dão sustentação para os dentes. Seus procedimentos objetivam prevenir, diagnosticar e tratar problemas e doenças que atingem a gengiva, o ligamento periodontal e o osso alveolar.

Qual a diferença entre Periodontia e Odontologia?

Periodontia é uma especialidade da Odontologia que cuida de tudo que fica ao redor dos dentes. Gengivas, osso e ligamento periodontal são as estruturas nobres da Periodontia. As doenças periodontais geralmente são causadas pelo acúmulo de placa bacteriana.

O que é a especialidade de Periodontia?

Periodontia é a especialidade que tem como objetivo o estudo dos tecidos de suporte e circundantes dos dentes e seus substitutos, o diagnóstico, a prevenção, o tratamento das alterações nesses tecidos e das manifestações das condições sistêmicas no periodonto, e a terapia de manutenção para o controle da saúde.

Qual a diferença de periodontia e endodontia?

Periodontia – tratamento da saúde gengival (vide detalhes abaixo); Endodontia – tratamento de canal (vide detalhes abaixo); Dentística – tratamento de lesões de cárie através de procedimentos restauradores.

Quais os procedimentos realizados na periodontia?

Um método de tratamento para a doença periodontal é realizado através de raspagem e alisamento radicular ou terapia periodontal não cirúrgica, que remove a placa bacteriana e o cálculo dentário (tártaro) das superfícies radiculares por meio de procedimentos utilizando instrumentos manuais, sônicos e ultrassônicos.

Como é feita periodontia?

Tratamento periodontal profundo

A raspagem periodontal e o alisamento do dente e da raiz retira o material que causa a atividade bacteriana, permitindo que a gengiva cicatrize e retorne a sua posição normal. Portanto ela é feita manualmente com o auxilio de instrumentos específicos ou com vibração ultrassônica.

Quando devo procurar um periodontista?

Quando devo procurar um periodontista?
  • Sangramento gengival.
  • Hálito ruim.
  • Dentes amolecidos.
  • Perda óssea.
  • Dor de dente.
  • Edema de face.

O que se faz na endodontia?

Endodontia é a especialidade da Odontologia que trata da prevenção, diagnóstico e tratamento das enfermidades da polpa e de suas repercussões sobre os tecidos da região periapical”. “É um campo da Odontologia que trata da morfologia, fisiologia e patologia da polpa dental humana e dos tecidos periapicais”.

O que é periodontite?

Periodontite (ou doença periodontal) é uma infecção bacteriana dos tecidos, ligamentos e ossos específicos que envolvem e sustentam seus dentes, coletivamente conhecidos como periodonto. É a segunda fase da doença da gengiva e ainda mais grave.