O que são os orixás?

Os orixás são divindades da mitologia africana iorubá que se popularizaram no Brasil com as religiões de matriz africana Umbanda e Candomblé. Iorubá é uma região da África composta por diversos grupos étnicos com língua e cultura semelhantes. Muitos dos negros trazidos para o Brasil como escravos eram dessa região.

Qual é a função dos orixás?

Cada um dos orixás representa uma força da natureza, alguma característica da personalidade humana ou alguma atividade. Cada um tem também suas cores, seu emblema e seu dia da semana. No Brasil, em Cuba e no Haiti, os orixás foram associados a santos da Igreja Católica, e essa identidade varia conforme o lugar.

Qual é o orixá mais perigoso?

Olocum – Wikipédia, a enciclopédia livre.

Quem é meu orixá?

Para descobrir qual é o seu Odu de Nascimento por meio da numerologia dos Orixás, você precisará somar todos os números da sua data de nascimento, como no exemplo abaixo. Como o número é maior que 16, será preciso reduzi-lo. Então, soma-se 3+7=10. Assim, o Odu de João é OFUN, que é regido por Oxalá.

Qual o orixá mais raro?

Irocô
No Brasil, Irocô é considerado um orixá e tratado como tal, principalmente nas casas tradicionais de nação Queto. É tido como orixá raro, ou seja, possui poucos filhos. Raramente se vê Irocô manifestado. Para alguns, possui fortes ligações com os orixás chamados Iji, de origem daomeana: Nanã, Obaluaiê e Oxumarê.

Por que os orixás não falam?

Diferenças entre o Candomblé e a Umbanda

Há incorporação somente de entidades, mas o orixá não fala, não dá consulta, só dá o axé (benção). Somente o pai e/ou mãe de santo dão conselhos e consultas através do Ifá, dos búzios. Tem incorporação de entidades encarnadas, ou seja: de espíritos que já viveram na terra.

Como saber seu orixá pela data de nascimento?

Através da sua data de nascimento, por exemplo 17/11/1994, some todos os números até reduzir a um único algarismo. Nesse caso, teríamos: 1+7+1+1+1+9+9+4=33, e depois faça uma nova soma com o resultado 3+3=6. Então, você descobrirá qual é o seu Odu, que nesse exemplo seria Obará, regido por Oxóssi e Xangô.

Como um orixá escolhe uma pessoa?

O sacerdote escolhe alguém para ser o padrinho de Oruncó, que é a pessoa que vai ouvir o nome do orixá. No caso de um ogã ou uma equede, o orixá que te suspendeu dirá o nome do seu orixá e escolherá o padrinho.

Qual é o orixá de cada signo?

Os Orixás foram divididos da seguinte forma: o elemento fogo é regido por Ogum, Yansã e Xangô; o elemento ar, por Oxumarê, Logun-Edé e Exu; o elemento água conta com Oxum, Obá, Nanã e Yemanjá; por fim, o elemento terra possui os Orixás Oxóssi, Ossâim, Ewá, Oxalá, Iroko e Omolu (Obaluaê).

Qual é o número de Yemanjá?

6 e 15
Seus números para sorte: 6 e 15. Yemanjá é a Rainha do mar e mãe de vários Orixás. Rege a harmonia da família. Para ter sua proteção, use aos sábados roupas ou peças brancas, azuis e verde-claras e ofereça-lhe arroz com peixe.

Como saber o nome do seu Exu?

Para que você responda de uma vez por todas a pergunta como saber meu Exu guardião, pesquise pelos terreiros mais próximos de você. Se na sua cidade existir algum, faça uma visita, converse com as pessoas que participam e procure saber o procedimento para descobrir o Exu guardião. Confie sempre na sua intuição.

Como saber meu Orixá adjunto?

Como saber seus Orixás

No Candomblé, um recurso comum é jogar os búzios para identificar o Orixá. A validade do jogo de búzios em um terreiro de Candomblé é proporcional ao quanto você deposita de confiança naquele sacerdote. O jogo de búzios, porém, não é um fundamento da religião da Umbanda.

Qual Orixá rege o número 4?

Características de Irosun: o Odu número 4.

Qual o número dos Orixás?

Atualmente no Brasil são cultuados apenas 12 orixás. Já foram 16: quatro deles (Obá, Logunedé, Ewa e Irôco) há algum tempo só se manifestam em ocasiões bissextas, basicamente em festas e rituais específicos. Um número pequeno, diante dos mais de 200 existentes na África Ocidental, a célula mater dessas divindades.

Qual Orixá número 9?

Portanto, Odu 9 Osá Meji também possui um orixá regente e que traz algumas de suas características. O orixá que rege este Odu é Iemanjá, que tem a característica da busca pelo autoconhecimento e sabedoria sobre todos os assuntos e situações do mundo.