O que é a etnografia?

Etnografia é a especialidade da antropologia, que tem por fim o estudo e a descrição dos povos, sua língua, raça, religião, e manifestações materiais de suas ati- vidades, é parte ou disciplina integrante da etnologia é a forma de descrição da cultura material de um determinado povo.

O que é etnografia e qual o seu objetivo?

A etnografia trata de todas as atividades de determinado grupo (técnicas materiais, organização laboral e social, crenças religiosas, estruturas de parentesco, sistemas de comunicação), consideradas na sua especificidade, com o objetivo de descrever o mais fielmente possível a sua vida, a fim de se atingir a …

O que é etnografia para a sociologia?

Etnografia é o estudo descritivo da cultura dos povos, sua língua, raça, religião, hábitos etc., como também das manifestações materiais de suas atividades. É a ciência das etnias. Do grego ethos (cultura) + graphe (escrita).

O que é etnografia exemplos?

O dicionário Aurélio define etnografia como “parte dos estudos antropológicos que corresponde à fase de elaboração de dados obtidos em pesquisa de campo”. A segunda definição do Aurélio é “estudo descritivo de um ou de vários aspectos sociais ou culturais de um povo ou grupo social”.

Qual o objetivo da pesquisa etnográfica?

A Etnografia é uma metodologia das ciências sociais, principalmente da disciplina de Antropologia, em que o principal foco é o estudo da cultura e o comportamento de determinados grupos sociais.

Qual a importância da etnografia?

Seu objetivo principal é estudar a cultura e o comportamento de alguns grupos sociais. Embora seja um estudo acadêmico, essa área vem ganhando espaço no mundo corporativo, principalmente em empresas com foco no marketing por meio de mídias sociais.

Como descrever uma etnografia?

A etnografia é definida como um ramo da antropologia cultural que segue uma forma sistemática de aprender sobre a vida de grupos étnicos de habitantes, suas crenças e culturas e a comunidade onde eles vivem. A pessoa que estuda etnografia é conhecida como etnógrafa.

Como aplicar a etnografia?

O foco da etnografia é estudar a cultura de um povo e o comportamento de grupos sociais específicos. Contudo, é um pouco mais complexo do que mera metodologia: “é a própria teoria vivida”, nas palavras de Peirano. Isso porque, um ponto importante da etnografia é alinhar a teoria às evidências empíricas e aos dados.

Quem pode fazer etnografia?

Parece que todo mundo pode fazer etnografia. Até uma antropóloga, Barbara Tedlock, afirma isso ao dizer que “no mundo multicultural e rapidamente mutante de hoje, todos temos nos tornado etnógrafos” (apud Clifford, 1995). … A teoria e a prática são inseparáveis: o fazer etnográfico é perpassado o tempo todo pela teoria.

Quais as principais características do método etnográfico?

Uma das características da Etnografia é a presença física do pesquisador e a observação in loco. A etnografia estuda e revela os costumes, as crenças e as tradições de uma sociedade, que são transmitidas de geração em geração e que permitem a continuidade de uma determinada cultura ou de um sistema social.

Como se faz uma etnografia feita numa escola?

Como fazer um ensaio etnográfico?

Para escrever um ensaio etnográfico, você deve coletar dados empíricos através de um dos seguintes métodos: entrevistas, observações ou questionários.
  1. Tipos de etnografia. As entrevistas são tipicamente informais e visam obter a história por trás da experiência da pessoa. …
  2. História. …
  3. Considerações. …
  4. Recrutamento. …
  5. Equívocos.

O que é um trabalho etnográfico?

O trabalho de campo etnográfico propicia ao pesquisador o conhecimento direto e experiencial de outras culturas. Para descrever o sistema de significados culturais em seus termos próprios, o etnógrafo realiza uma análise cultural dos dados.

O que é etnografia no marketing?

Marketing etnográfico é a aplicação, no marketing, de princípios teóricos e metodológicos oriundos da antropologia. Nesse sentido, ele não aspira a nenhum nível de teorização, ao contrario da antropologia do consumo.

O que é uma pesquisa etnográfica na educação?

A pesquisa etnografia permite que se compreenda ‘de dentro’ os processos educacionais, ao buscar explicar a realidade com base na percepção, atribuição de significado e opinião dos atores sociais envolvidos.

O que é ensaio etnográfico?

Um ensaio etnográfico é aquele em que o autor se propõe a descrever e interpretar os hábitos, costumes, valores e práticas de uma comunidade específica.

O que é situação etnográfica?

Não se trata apenas de uma observação que altera o objeto observado, mas de uma alteração produzida pela participação do observador na cena que ele mesmo observa. Todo etnógrafo só pode estar em uma cena alterada pela sua presença.

Como fazer uma Autoetnografia?

Existem cinco chaves para a construção da autoetnografia: (1) visibilidade para o si: é o eu do pesquisador se tornando visível no processo, este eu não é separado do ambiente, ele só existe na relação com o outro, é, portanto, o eu conectado com o seu entorno; (2) forte reflexividade: representa a consciência de si e …

Qual a importância do método etnográfico para definir a cultura?

As organizações e o método etnográfico

Para o referido autor, a melhor maneira de se desvendar o universo cultural de uma organização é através da etnografia. Nas palavras de Rocha: “A análise etnográfica é a ferramenta capaz de oferecer a medida para fenômenos da cultura que afetam sobremaneira a vida da organização.

O que é etnografia em engenharia de software?

Na engenharia de software a etnografia é caracterizada como uma técnica de observação utilizada para mapear requisitos implícitos que refletem processos reais dentro de um ambiente sistêmico.

Qual é a diferença entre antropologia e etnologia?

A etnografia busca descrever a vida tal como é vivida e experimentada por um povo, em um lugar específico e em um tempo determinado. A antropologia, em contraste, é uma investigação sobre as condições e possibilidades da vida humana no mundo.

Qual é a importância da pesquisa etnográfica na educação?

A metodologia da pesquisa permitiu a observação das relações humanas, das juventudes na sua interface com a problemática das violências, das diferentes facetas de um sistema escolar, e possibilitou que se ampliasse as análises e se superasse uma possível visão simplista em apontar soluções fáceis para as escolas …

Qual a vantagem do método etnográfico para as pesquisas em saúde?

Algumas vantagens decorrentes do fato do pesquisador etnográfico ser um enfermeiro podem ser mencionadas, como por exemplo, o conhecimento das instituições de saúde, familiaridade na atividade de observação e entrevista, experiências prévias de contato direto com pessoas provenientes de diferentes culturas no dia-a-dia …