O que é o fenômeno do equinócio?

O fenômeno ocorre quando os raios solares incidem diretamente sobre a Linha do Equador, fazendo com que os dois hemisférios do planeta recebam a mesma quantidade de luz e de escuridão. No total, são dois por ano, sendo eles o Equinócio de Primavera e o Equinócio de Outono.

Quando a terra está em equinócio?

Fenômeno onde a duração do dia é idêntica à da noite e os hemisférios Norte e Sul recebem a mesma quantidade de luz, o equinócio – do Latim, aequus (igual) + nox (noite) = noites iguais – só ocorre durante duas vezes ao ano, normalmente nos dias 21 de março e 23 de setembro.

Como é formado o equinócio?

Os equinócios e os solstícios marcam o início das estações do ano. A incidência dos raios solares perpendicularmente sobre a linha do Equador, que faz com que os dois Hemisférios recebam a mesma quantidade de radiação, marca o equinócio de outono em um Hemisfério e o equinócio de primavera em outro.

O que é o equinócio é o solstício?

Solstício e equinócio são fenômenos astronômicos que marcam o início das estações do ano. Solstício e equinócio são fenômenos astronômicos relacionados ao movimento aparente do Sol (incidência de raios solares nos hemisférios) e ao início das estações do ano.

Qual é a importância do equinócio?

Já o equinócio marca o início da primavera e do verão. Quando os raios solares incidem perpendicularmente à Linha do Equador, significa que os dois hemisférios estão recebendo a mesma quantidade de luz solar, portanto, tendo dias e noites com a mesma duração.

Como ocorre o solstício?

Solstícios são fenômenos que ocorrem em razão do movimento de translação do planeta. … O solstício ocorre em uma época do ano em que um hemisfério recebe mais luz solar do que o outro, devido ao ângulo de inclinação que a Terra possui em relação ao seu eixo.