O que é o exame de EAS?

O exame de urina tipo 1, que também é chamado de exame de urina EAS – Elementos Anormais do Sedimento, serve para analisar o pH da urina e a presença de elementos na urina que podem ser indicativos de alguns problemas, como: Nitritos, Proteínas, Urobilinogênio, Densidade da urina, Cetonas, ​Leucócitos, Glicose, …

Como é feito o EAS?

A coleta para realização do exame de urina pode ser feita no laboratório ou em casa e deve ser coletada a primeira urina da manhã, desprezando o primeiro jato. Antes de realizar a coleta, é importante higienizar com água e sabão a região íntima para evitar que aconteça contaminação da amostra.

Quanto é o exame de EAS?

Urina Tipo 1 – R$10,00 – Labi Exames.

O que é EAS e urocultura?

Apesar da urocultura ser o principal exame para diagnosticar a infecção urinária, o exame de urina comum, também chamado de Urina tipo 1, EAS ou urina rotina, também pode fornecer alguns indícios de infecção urinária, como a presença de bactérias, leucócitos, células epiteliais e/ou sangue na urina, nitrito positivo ou …

Qual a forma correta de coletar urina para exame?

Colher de preferência a primeira urina da manhã. Abrir o frasco somente na hora da coleta para evitar a contaminação. Realizar higiene das áreas genitais com água e sabão, para evitar contaminação, fazer a secagem destas áreas. Desprezar o primeiro jato de urina, colhendo-se o jato médio em diante.

Como é feito o exame de cultura de urina?

Lavar as mãos, realizar assepsia da região genital, e colher o jato médio (meio) da urina, sem interromper o fluxo; O tempo decorrido entre a coleta e a análise da amostra sem conservante é de no máximo 2 horas à temperatura ambiente, ou em até 24 horas sob refrigeração.

Como colher EAS e urocultura?

Colher a primeira urina da manhã, desprezando o primeiro jato, colhendo o jato intermediário (para o exame de EAS não precisa ser a primeira urina, desde que não tenha urinado por 4 horas); Fechar o frasco imediatamente, evitando contaminações; e. Transportar ao laboratório, em até 2 horas, conservado em banho de gelo.

Qual o valor normal da urocultura?

Atualmente só se valorizam uroculturas entre 10.000 e 100.000 UFC quando também há piúria no EAS (leucócitos na urina) e sintomas clínicos sugestivos de infecção urinária. Valores abaixo de 10.000 UFC são considerados contaminações por bactérias da região perineal.

Qual o valor do exame urocultura?

Cultura de Urina + Antibiograma – R$36,00 – Labi Exames.

Como é a colheita da urina para fazer a urocultura?

Usar sempre recipiente fornecido pelo laboratório ou adquirido no mercado; Rotular o recipiente com o nome completo; Iniciar a micção, desprezando o 1º jato da urina sem interromper a micção, coletar o jato médio até aproximadamente 2/3 do volume do frasco; Trazer a amostra ao laboratório no prazo máximo de 1 hora.

Tem que ser a primeira urina do dia?

O exame de urina deve ser feito com material coletado da primeira urina do dia? Não necessariamente. Apenas se o seu médico solicitar. A urina pode ser colhida em qualquer horário, observando que o paciente deve permanecer duas horas sem urinar para gerar o volume ideal para a análise.

Que horas é a primeira urina do dia?

1) Colher a primeira urina da manhã (a partir das 6 horas). Se o paciente urinar de madrugada, aguardar um intervalo de no mínimo 2 horas para colher uma nova amostra. Havendo suspeita clínica de infecção urinaria aguda, a urina pode ser colhida e processada em qualquer horário.

Quanto tempo a urina pode ser colhida antes do exame?

Somente se o seu médico solicitar. Se isso não acontecer, a urina poderá ser colhida em qualquer horário do dia, sendo melhor colher a amostra após permanecer duas horas sem urinar. O ideal é que a urina seja colhida em frasco apropriado, fornecido pelo laboratório ou adquirido em farmácia.

Quanto tempo esperar para fazer urocultura?

Em 3 dias (72h) você já pode repetir a urina I e urocultura.

Qual melhor horário para coletar urina?

O ideal é realizar a coleta ao levantar ou após no mínimo duas horas de retenção. Fazer a coleta em um coletor convencional de tampa rosqueável, não se faz necessária higienização nem se pode desprezar o primeiro jato de urina.

Pode coletar a segunda urina do dia?

A urina poderá ser colhida em qualquer horário do dia, mas com um cuidado antes do exame: de preferência, permanecer duas horas sem urinar, isso dará o volume ideal para uma boa coleta. O ideal é que seja colhida em frasco apropriado, fornecido pelo laboratório ou adquirido em farmácia.

Quanto tempo a urina pode ficar no pote?

Até no máximo 2 horas após a coleta, para que microorganismos contaminantes não influenciem no resultado do exame.

O que não fazer antes do exame de urina?

Não é necessário fazer jejum para o exame de urina. Entretanto, o médico pode solicitar a restrição de vitamina C, laxantes e antibióticos para evitar alterações nos resultados. Mulheres não devem realizar a coleta durante o período menstrual para não interferir nos valores do exame.