O que é a cultura corporal?

No documento, cultura corporal é o resultado da tematização de atividades expressivas corporais como os jogos, danças, lutas, exercícios ginásticos, esportes, malabarismos, mímica entre outros.

O que é cultura corporal na educação física escolar?

A cultura corporal de movimento sendo uma prática corporal com seus conteúdos no âmbito escolar, pode contribuir tanto para o desenvolvimento psicomotor como para o desempenho em outras atividades da vida, estimulando sempre, novas habilidades corporais.

O que é cultura corporal resposta?

A cultura corporal nas aulas de educação física exclui na maioria das vezes os educando menos habilidosos de participar das atividades, sendo que cultura corporal é um conjunto de conhecimentos adquiridos em cada sociedade sobre as variedades de se trabalhar com o corpo (Coletivo de Autores, 1992).

O que é cultura corporal e para que ela serve?

O corpo é a essência do ser humano e desta forma, a cultura corporal adquirida tende a ser socialmente partilhada, quer como prática ativa ou simples. Tal valorização social das práticas corporais de movimento legitima a identidade da criança, adolescente e do adulto.

Quais são as práticas da cultura corporal na Educação Física?

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (1), nesta etapa os conteúdos devem envolver práticas como jogos, brincadeiras, danças, conhecimentos sobre o corpo, manifestações ginásticas e jogos de oposição aplicados às lutas.

Como relacionar a cultura corporal na Educação Física escolar?

A cultura corporal do movimento na prática docente do professor de Educação Física Escolar pode ser refletida por meio de diálogos, leituras, revisões e de aplicações de experiências vivenciadas no contexto escolar. Juntas, teoria e prática, alavancam a autonomia dos sujeitos no processo de ensino e aprendizagem.

O que é cultura corporal de movimento resumo?

A Cultura Corporal do Movimento é a junção dos conhecimentos e representações, transfor- madas ao longo do tempo, das práticas corporais que adotam um caráter tanto utilitário, se relacio- nando diretamente à realidade objetiva com suas exigências de sobrevivência, adaptação ao meio, produção de bens, resolução de …

Quais são os tipos de cultura corporal?

Os conteúdos da disciplina contemplam as produções de nossa cultura corporal: o jogo, o esporte, a dança, a ginástica e a luta.

O que é cultura corporal de movimento Wikipédia?

As práticas corporais são fenômenos que se mostram, prioritariamente, ao nível corporal e que constituem-se como manifestações culturais, tais como os jogos, danças, ginásticas, esportes, artes marciais, acrobacias, práticas corporais de aventura, jogos e brincadeiras populares/tradicionais, entre outras práticas …