O que é antonímia é um exemplo?

A antonímia é a relação que se estabelece entre palavras de sentidos opostos. … Em “Mas a verdade é que tenho mesmo: olhos brilhantes, essa força e essa fraqueza […]”, os antônimos “força” e “fraqueza” indicam as características da personagem que se opõem.

Quais os tipos de antonímia?

A antonímia pode ser classificada como uma oposição de sentindo entre palavras. O antônimo de uma palavra, portanto, é outra palavra que tenha o sentido oposto ao da primeira. Por exemplo, o antônimo de quente é frio.

Antonímia binária ou complementar
  • Móvel/imóvel;
  • Urbano/rural;
  • Macho/Fêmea.

O que são sinonímia e antonímia?

Sinonímia e antonímia

A sinonímia indica a capacidade das palavras apresentarem significados semelhantes. A antonímia indica a capacidade das palavras apresentarem significados opostos.

O que é antônimo de uma palavra?

Antônimo é um substantivo masculino ou adjetivo que descreve uma palavra que tem um significado oposto em relação a outra palavra. Por exemplo: caro é antônimo de barato. … A palavra antonímia expressa o caráter das palavras que são antônimas ou o sentido oposto entre duas palavras.

O que é antonímia em libras?

Sabe-se que, nas línguas orais, a relação de antonímia também se apresenta com auxílio de alguns prefixos de sentido negativo ou de prefixos de sentido oposto, para a construção de oposição de sentido de algumas palavras, como por exemplo: FELIZ x (IN)FELIZ.

Qual o contrário de gradativo?

invariável. 1. Que não varia; imutável, inalterável.

Qual é o antônimo da palavra amor?

O contrário de amor é: Contrário de afeição: 1. aversão, antipatia, desafeto, desafeição, desapreço, desprezo, desamor, detestação, malquerença, inimizade, ódio, raiva, repulsa, horror, hostilidade, abominação, animosidade, execração, fobia, animadversão.

O que é sinônimo exemplo?

Enquanto sinônimos são palavras com o mesmo sentido (ou pelo menos muito parecidos), um antônimo é uma palavra que tem o sentido contrário de uma palavra. Por exemplo: bonito e feio, perto e longe, permitido e proibido, velho e novo, fiel e infiel, paciente e impaciente, etc.

Qual antônimo da palavra feliz?

O contrário de feliz é: Contrário de alegre: 1. triste, infeliz, desanimado, deprimido, tristonho, descontente, desgostoso, desconsolado, insatisfeito, choroso, macambúzio, melancólico, inconsolável, lamentoso, lastimoso, taciturno, sorumbático, aborrecido, malcontente, mofino, desalegre, injucundo, merencório.

O que é sinônimo de amor?

acasalamento, admiração, adoração, afabilidade, afeição, afeto, aficionado, afinidade, amado, amante, ambição, amizade, amorico, amoroso, anelo, apaixonado, apego, apetite, apreço, ardor, atenção, atratividade, atração, atribuído, aventura, avidez, bem-querer, benevolência, benquerança, caprichado, carinho, caso, …

Por que o contrário do amor e a indiferença?

“O oposto do amor não é nenhum ódio, é a indiferença. O oposto de arte não é a feiura, é a indiferença. O oposto de fé não é nenhuma heresia, é a indiferença. E o oposto da vida não é a morte, é a indiferença.”

O que é sinônimo de amar?

1 prezar, benquerer, apreciar, estimar, gostar. Adorar: 2 cultuar, idolatrar, adorar, apaixonar, venerar.

Qual o sinônimo e antônimo de amar?

O contrário de amar é: 1. abominar, detestar, odiar, execrar, antipatizar, repudiar, repugnar, rejeitar, desprezar, desadorar, repelir, desamar, aborrecer, desgostar. 2.

Quais adjetivos do amor?

  • apaixonado.
  • carinhoso.
  • afável.
  • devotado.
  • amor ável.

Quais são os substantivos de amor?

Os substantivos possuem a seguinte classificação: comum ou próprio, concreto ou abstrato, primitivo ou derivado, simples ou composto e, por fim, coletivo.

Substantivo primitivo X substantivo derivado.
Substantivo
PrimitivoDerivado
florfloricultura
amoramoroso
fomeesfomeado

Qual é o sinônimo e antônimo de feio?

bonito, belo, lindo, airoso, gato, bem-parecido, bem-apanhado, bem-apessoado, bem-feito, deslumbrante, encantador, charmoso, atraente, donairoso, elegante, divino, divinal, perfeito, formoso, bem-composto, bem-proporcionado, bem-lançado, bem-conformado, catita, guapo, garboso, galhardo, gracioso, pulcro, venusto, …

Qual é o sinônimo e antônimo da palavra igual?

O contrário de igual é: Contrário de idêntico: 1. desigual, diferente, distinto, díspar, diferenciado, dissemelhante, dessemelhante, dissímil, heterogêneo, alterado, diverso, variado, sortido, desproporcional, desproporcionado, dissimétrico.

Que tipo de substantivo é amor?

O “amor”, que vimos anteriormente, é um ótimo exemplo de substantivo abstrato. Dessa forma, a diferença entre o substantivo concreto e o abstrato é que o abstrato não é possível criar uma imagem concreta dele. Exemplos: carinho, tristeza, saudade, afeto, paixão, raiva.

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.