Qual foi a frase mais famosa de Sócrates?

Só sei que nada sei
Só sei que nada sei é uma famosa frase atribuída ao filósofo grego Sócrates que significa um reconhecimento da própria ignorância da parte do autor. Alguns pensadores e filósofos contestam que Sócrates disse a frase desta maneira, mas não parece haver dúvida que o conteúdo é associado ao filósofo grego.

O que diz Sócrates sobre a educação?

Segundo Sócrates, ele nada ensinava, apenas ajudava as pessoas a tirarem de si mesmas opiniões próprias e limpas de falsos valores, pois o verdadeiro conhecimento tem de vir de dentro, de acordo com a consciência.

O que Sócrates disse pouco antes de morrer?

“… Pois bem, é hora de ir: eu para morrer, e vós para viver. Quem de nós irá para o melhor é obscuro a todos, menos a Deus….!” Sócrates, citado em Platão.

O que Platão pensava sobre a educação?

Platão tem uma proposta educacional bem clara e que esta ligada ao Estado Ideal. Para ele a educação ideal deve estar atrelada a forma de governo, que ele mesmo vai conceber e idealizar. A concepção de educação deve estar no processo educativo feito a partir das etapas ou como ele mesmo propõem em períodos.

Qual é o fundamento do pensamento socrático enquanto educador?

Valendo-se da Ironia e da Maiêutica – princípios fundamentais em todo o pensamento socrático – estimulava seus interlocutores a exporem e defenderem suas opiniões para então despojá-los de toda ilusão de saber e extrair o conhecimento verdadeiro.

O que Sócrates falou sobre a morte?

Segundo Sócrates, “ninguém sabe o que é a morte, nem se, por- ventura, será para o homem o maior dos bens; todos a temem, como se soubessem ser ela o maior dos males. A ignorância mais condenável não é essa de supor saber o que não sabe?” (PLATÃO, 1980, p. 18).

Porque Sócrates não tinha medo da morte?

O filósofo não acredita que a alma possa se confundir no nada após a morte, porque isso seria rejeitar completamente todas as obrigações e deveres morais de que o ser humano se reveste e, portanto, um incentivo ao exercício do mal, pois o indivíduo sairia impune de suas práticas imorais.

O que disse Sócrates?

“A vida irrefletida não vale a pena ser vivida”.

Segundo consta, essa frase foi dita pelo pensador durante o julgamento que o condenou à morte.

Como Sócrates se preparou para a morte?

3  Sócrates preparouse para a morte rejeitando os excessos do comer, do beber e do sexo, sem se deslumbrar com riqueza e honras e buscando sempre a sabedoria.

Por que Sócrates foi condenado à morte?

Nessa versão, Sócrates foi acusado de corromper a juventude de Atenas e introduzir falsos deuses. Por isso, foi condenado à morte. A história aponta que Sócrates usou o fato como uma lição final para seus pupilos. Ao invés de fugir quando teve a oportunidade, encarou a morte calmamente.

O que os filósofos falam sobre a morte?

Schopenhauer (1788-1860), um dos mais ilustres pensadores alemães do século 19, chega ao ponto de afirmar que “a morte é a musa da filosofia” e, por isso, Sócrates definiu a filosofia como “preparação para a morte“. Sem a morte, seria mesmo difícil que se tivesse filosofado.