Como escrever uma frase com dois pontos e travessão?

Por se tratar de um discurso direto, a frase, localizada após os dois pontos, deve ser antecedida por um travessão. Em meio a um grande tumulto, Josué conseguiu se recompor e disse: — Vamos embora daqui, agora! Maria, exausta após um dia de trabalho, disse: — Preciso descansar para conseguir produzir amanhã.

Quando se usa travessão e dois pontos?

Como usar dois pontos Exemplos?

O sinal de doispontos é utilizado para citar a fala de alguém, iniciar uma enumeração e introduzir um esclarecimento ou explicação. Observe o uso dos doispontos nos enunciados abaixo: (1) Olhou para mim e disse: – Queira entrar, por favor! Não pare agora…

Como usar o travessão numa frase?

Usos do travessão
  1. Discurso direto. O uso mais comum do travessão é marcar a fala de alguém em texto. Para esse fim, pode-se utilizar também as aspas. Veja: …
  2. Para separar expressões ou frases intercaladas. Os travessões também são utilizados substituindo as vírgulas para intercalar trechos em que se pretende dar ênfase.

Qual é a função de dois pontos?

Durante a construção dos textos, servem para indicar uma pequena pausa no ritmo ou entonação de uma frase que ainda não foi concluída. Geralmente são empregados antes de citações, enumerações, exemplos, explicações ou esclarecimentos, dentre outros.

Como podemos usar o?

Ó é uma interjeição vocativa que indica chamamento ou invocação e oh é uma interjeição exclamativa que indica admiração, espanto, dor, alegria. A interjeição Ó é usada no discurso direto e forma o vocativo juntamente com o nome ou o adjetivo identificativo do nome que invoca.

Como e quando usar?

Quando a conjunção ou é usada em enumerações com objetivo enfático: Pode vir quem vier: você, ou minha mãe, ou meu pai, ou minha avó, ou meu avô, ou o presidente, ou o papa. Ninguém me fará mudar de ideias!

Como escrever corretamente com vírgulas e pontos?

O ponto e vírgula é utilizado quando há a necessidade de separar a frase em que o verbo aparece antes da conjunção. Assim: “Queríamos voltar mais cedo; precisamos, entretanto, passar a noite lá.” Observe na comparação entre essas duas frases que o uso do ponto e vírgula, muitas vezes, se torna desnecessário.

Quais os sinais de pontuação?

Usualmente, os sinais de pontuação que mais se destacam são: ponto-final, ponto e vírgula, ponto de exclamação, interrogação, dois-pontos, travessão, reticências, aspas, parênteses, vírgula e colchetes.

O que significa esses três pontos?

Os três pontinhos se chamam reticências e são usados, num texto, para indicar interrupção do pensamento (por ficar, em regra, facilmente subentendido o que não foi dito), ou omissão intencional de coisa que se devia ou podia dizer, mas apenas se sugere, ou que, em certos casos, indica insinuação, segunda intenção, …

Quando não se pode usar a vírgula?

Quando não usar a vírgula
  • 1 – Não separar o sujeito do predicado. A vírgula nunca deve separar o sujeito do predicado. …
  • 2 – Não separar o verbo do complemento. A mesma lógica se aplica ao verbo e seus complementos – tanto diretos quanto indiretos -, como:

E antes e depois da vírgula?

Usa-se vírgula antes de “e” em períodos nos quais essa conjunção liga orações com sujeitos diferentes. “Uma mão lava a outra, e a corrupção suja as duas.”

O que significa reticências no whatsapp?

De uma forma geral, as reticências indicam um pensamento que ainda não terminou ou a omissão de alguma coisa que não foi escrita. … As reticências indicam ainda uma citação incompleta, principalmente de outros autores citados para enfatizar alguma ideia ou argumento.

Qual o efeito do uso das reticências?

Gramática. Reticências são um sinal gráfico usado em enunciados que apresentam entonação descendente. Elas indicam interrupção de pensamento, incerteza ou algum tipo de sugestão. As reticências possuem caráter sugestivo.

O que significa tatuagem com 3 pontos?

Três pontos em sequência, como reticências, significam continuidade, jornada inacabada, mudança ou pensamento. Podem ter também um significado mais espiritual, representando a Santíssima Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo). O mundo do crime tem sua própria linguagem no mundo da tatuagem.

Qual o significado de pontinho?

Significado de Pontinho

substantivo masculino Pequeno ponto, especialmente o que se emprega nas luvas, etc. plural Pontos de reticência. (Dem. de ponto).

Quando há no texto o uso de colchetes ([ ]) significa que ocorreu?

Os colchetes têm a mesma finalidade que os parênteses; todavia, seu uso se restringe aos escritos de cunho didático, filológico, científico. Pode ser empregado: – Em definições do dicionário, para fazer referência à etimologia da palavra. – Para intercalar palavras ou símbolos não pertencentes ao texto.

O que significa quando a pessoa te manda um ponto?

De acordo com um estudo (isso mesmo, pesquisaram sobre o assunto) da Universidade de Binghamton, nos Estados Unidos, quem envia mensagens de texto online com um ponto final é interpretado pelo interlocutor como uma pessoa fria ou que está faltando com a sinceridade.

O que é o que é piadas de pontinhos?

O que é um pontinho vermelho em cima da árvore? O que é um pontinho marrom voando? O que é um pontinho amarelo na selva? O que é um pontinho azul e verde pulando no jardim?

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.

O que quer dizer no final da frase?

De tal modo, o ponto final é um sinal de pontuação que delimita as frases de um texto, apontando o término do discurso. Note que se as frases forem interrogativas, utilizamos o ponto de interrogação, e se forem exclamativas, o ponto de exclamação.

O que é um pontinho amarelo no meio do mar?

O que é um pontinho amarelo no meio do mar? R: É um ruffles, a batata da onda.