O que é ata e exemplos?

A ata é um texto majoritariamente expositivo que tem como finalidade realizar o registro das discussões e decisões tomadas por uma instituição, por exemplo. Ela serve como um documento facilitador de consultas ou mesmo para evitar atitudes de má-fé. A ata pode ser classificada em formal e informal.

Como fazer uma ata de um projeto?

O que não pode faltar?
  1. Data, local, horário. Aqui é importante citar horário de inicio e fim da reunião;
  2. Pessoas presentes e seus cargos. Todos que tiverem acesso a essa ata precisam saber com clareza por quem as decisões foram tomadas;
  3. Pauta para a reunião. …
  4. Discussões abordadas. …
  5. Compromissos.

Quais são as três partes de uma ata?

Toda ata deve conter a data, hora e o nome de todas as pessoas presentes. A assinatura de todas as pessoas que participaram da reunião na ata também é indispensável para que se possa ”lavrar a ata”, isto é torná-la um instrumento oficial de registro da reunião.

Como preencher o livro de atas?

A ata deve conter: Título ( Ex: Ata da Assembleia Geral Ordinaria) dia, mês, ano e hora da reunião (por extenso). Pessoas presentes, devidamente qualificadas ( bloco e apartamento), nomes do Presidente e secretário da assembléia, Ordem do dia (discussão, votação, deliberações, etc). Encerramento e Assinaturas.

Como formatar uma ata no Word?

O texto deverá ser escrito com tamanho de letra de 12 pontos, justificado e com espaçamento simples entre linhas. 9. Os títulos deverão apresentar numeração árabe, ser a negrito e com tamanho de letra de 12 pontos.

Qual é a estrutura de uma ata?

A ata formal é constituída por 5 partes: Abertura: indica a data, horário, local e o nome da entidade que está reunida; Legalidade: declaração de legalidade da reunião por existir quórum, conforme os estatutos.

Qual a estrutura de uma ata de reunião?

Como fazer uma ata de reunião formal

A abertura da ata traz, via de regra, a data (por extenso), o local, o horário e o nome da entidade ou instituição que está reunida. … No encerramento da ata, são retomados e registrados as decisões e os encaminhamentos, além das tarefas atribuídas aos integrantes do grupo.

Quais são os elementos básicos de uma ata?

Sendo assim, seus principais elementos são:
  • Título. Geralmente, escreve-se apenas “Ata” para identificar o texto.
  • Data, hora e local da reunião.
  • Relação dos objetivos da reunião (pauta).
  • Relação dos integrantes da reunião.
  • No corpo do texto, ausência de parágrafos. …
  • Assinatura no final do documento.

O que não pode ter em uma ata?

Uma ata, normalmente, é um documento oficial que não pode ter nenhuma mudança após ser redigido, por isso não costuma-se usar espaçamentos nem parágrafos neste tipo de texto, além de tudo, o livro ou caderno de atas tem margens em ambos os lados, e caso a ata seja digital, o arquivo tem que ser salvo em um tipo que não

Como se enumera uma ata?

A numeração de documentos como atas de reuniões deverá obedecer ao estipulado em Classificação e Numeração de Documento Padrão. Exemplo: Ata número 001/2013 da Reunião do Senado da U. Porto. Recomenda-se que a numeração recomece em cada ano civil.

Qual a formatação padrão de uma ata?

Toda ata deve contar com a data, hora e nome de todas as pessoas envolvidas. A assinatura dos presentes que participarão da reunião também é necessária para que se possa ter tudo o que é preciso para tornar o registro um instrumento oficial, que poderá ser divulgado no Diário Oficial da União.

Qual a formatação padrão da ata de reunião?

Formatação do texto da ata: Deve ser utilizada uma das seguintes fontes: “ARIAL”, “COURIER NEW”, “TIMES NEW ROMAN”, devendo ser 12 o tamanho padrão.

Qual é o objetivo de uma ata?

O que é uma ATA? É um documento que registra resumidamente e com clareza as ocorrências, deliberações, resoluções e decisões de reuniões ou assembléias. Deve ser redigida de maneira que não seja possível qualquer modificação posterior.

Qual a fonte para digitar ata?

Fonte Arial, tamanho 10, espaçamento entre linhas simples, alinhamento justificado e recuo esquerdo de 4 cm. referências bibliográficas e devem ser numeradas sequencialmente, com a seguinte formatação: fonte Arial, tamanho 8, espaçamento entre linhas simples, alinhamento justificado.

Qual a formatação correta de um ofício?

Os documentos do padrão ofício devem obedecer à seguinte formatação:
  • a) tamanho de papel: A4 (29,7 cm x 21cm);
  • b) margem lateral esquerda: no mínimo, 3 cm de largura;
  • c) margem lateral direita: 1,5 cm;
  • d) margem superior e inferior: 2 cm;