Como elaborar um plano de atendimento educacional especializado?

A elaboração deste plano deve envolver o professor do apoio, professores das disciplinas, equipe pedagógica, profissionais externos à Page 2 escola que acompanham o desenvolvimento do aluno, além dos familiares. É um documento importante para que a escola e a família acompanhem a trajetória percorrida pelo aluno.

Qual a diferença entre o PEI e o PDI?

Enquanto o PDI é um planejamento para aprimorar competências profissionais e pessoais de forma planejada, o Plano Educacional Individualizado (PEI) é uma ferramenta para otimizar o processo do ensino-aprendizagem de alunos com deficiência, sendo um recurso pedagógico com foco na individualidade do aluno.

Quem pode elaborar o PEI?

O Plano Educacional Individualizado, mais conhecido pela sigla PEI, é um documento elaborado pelo professor a partir de uma avaliação de um aluno com necessidade educacional específica.

Quem preenche o PEI?

Mas, para o PEI ser efetivo é necessário que seja elaborado de forma colaborativa com professores, coordenadores pedagógicos, pais e profissionais de educação que fazem o acompanhamento da criança na escola.

O que é um PDI na educação?

O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) é o instrumento de construção da identidade de uma instituição de ensino. Ele serve para orientar a formulação de estratégias para o planejamento, o desenvolvimento, a avaliação e a gestão do órgão.

Qual a função do PDI?

O PDI é um Plano de Desenvolvimento Individual. Ele é aplicado em empresas como método para estabelecer, acompanhar e desenvolver as competências de seus funcionários. … É um fator decisivo na evolução individual de cada um, servindo de guia prático para desenvolver competências e habilidades.

Como a escola utiliza o PDI?

O PDI serve para registrar os dados da avaliação do aluno e o plano de intervenção pedagógico especializado que será desenvolvido pelo professor na sala de aula. É constituído de duas partes, sendo a primeira destinada a informes e avaliação e a segunda voltada para a proposta de intervenção.

Como fazer um PDI do aluno?

O plano de desenvolvimento individual do aluno deve ser elaborado no início de cada ano letivo e contar com a participação dos professores, dos pais e da equipe responsável pela gestão escolar. Os documentos são trabalhados a partir da coleta de dados e avaliação prévia dos perfis dos discentes.

Quem deve elaborar o PDI do aluno?

É uma forma de colocar para aquele aluno específico um planejamento educacional de acordo com as necessidades dele, em razão da sua deficiência. Então, é elaborado pelo conjunto da escola e profissionais que acompanham esse aluno.

Como fazer um PDI plano de desenvolvimento individual?

Como fazer um PDI?
  1. Analise o cenário atual. O primeiro passo para começar a fazer um PDI é analisar o cenário em que o colaborador se encontra. …
  2. Defina objetivos. …
  3. Defina estratégias. …
  4. Planeje as ações. …
  5. Estabeleça prazos e gastos. …
  6. Avalie as forças e as fraquezas.

Como preencher ficha de PDI?

More videos on YouTube
  1. 1- Defina quais são seus objetivos. …
  2. 2- Entenda qual é o estágio de seus colaboradores: análise situacional. …
  3. 3- Avalie os pontos fortes e pontos fracos: mapeamento das competências. …
  4. 4- Dê o feedback a seus colaboradores: validação de metas e objetivos. …
  5. 5- A ação.

O que o aluno com deficiência intelectual precisa?

O aluno deficiente intelectual geralmente precisa de muita prática até conseguir assimilar um conteúdo. O professor não deve ficar preocupado em seguir o currículo, mas sim em respeitar o ritmo do aluno. Também não deve dar exercícios infantis a adolescentes ou exercícios fáceis demais para o aluno.

Como fazer PDI exemplos?

Exemplos de PDI para os seus colaboradores
  1. Cursos online. Atualmente, há uma grande diversidade de cursos online, sejam eles gratuitos ou não. …
  2. Vídeos no YouTube. …
  3. Leitura de livros. …
  4. Podcasts. …
  5. Simulação. …
  6. Pílulas do Conhecimento. …
  7. Treinamentos.

Como elaborar um plano de desenvolvimento profissional?

Como criar um plano de desenvolvimento profissional?
  1. 1 – Delimite um objetivo. O primeiro passo é definir um objetivo específico. …
  2. 2 – Identifique as competências necessárias. …
  3. 3 – Avalie como você desenvolverá essas competências. …
  4. 4 – Defina a duração e estipule metas.

Como elaborar um plano de desenvolvimento de carreira?

Os passos para elaborar um plano de carreira
  1. Entenda sua personalidade e preferências.
  2. Desenvolva as suas capacidades.
  3. Defina ações a curto e longo prazo.
  4. Se especialize.
  5. Capacitação e atualização no mercado.
  6. Faça mudanças sempre.

Como fazer um PDI de liderança?

Um PDI para líderes precisa ser feito de forma constante e sempre que você sentir a necessidade de melhorar o ambiente organizacional da empresa e o fluxo de produção do trabalho de toda a equipe.

Qual o primeiro passo para o desenvolvimento profissional?

Ter objetivos em mente é o primeiro passo para a realização.

Como fazer um relatório de desenvolvimento pessoal e profissional?

Para fazer um relatório efetivo é necessário fazer o detalhamento do relatório, delatar em detalhes os fatos. Após estabelecer quais são os objetivos do relatório, você deve dar início ao corpo do texto, que é constituído pelo detalhamento das atividades.

Quais os objetivos para seu desenvolvimento profissional?

Um plano de desenvolvimento profissional é uma ferramenta para ajudar os funcionários no desenvolvimento pessoal e profissional. Seu principal objetivo é ajudar os funcionários a alcançar metas de carreira de curto, médio e longo prazo, além de melhorar o desempenho atual do trabalho.