O que é artigo indefinido exemplos?

Os artigos indefinidos (um, uma, uns, umas) determinam de maneira vaga, indeterminada ou imprecisa, uma pessoa, objeto ou lugar ao qual não se fez menção anterior no texto. Exemplos: Um dia iremos nos encontrar. Uma certa tarde saímos para caminhar.

Como identificar um artigo indefinido?

Um: artigo indefinido indicativo do masculino singular: um amigo. Uns: artigo indefinido indicativo do masculino plural: uns amigos. Uma: artigo indefinido indicativo do feminino singular: uma amiga.

Artigos indefinidos contraídos com a preposição em:
  1. em + um = num.
  2. em + uns = nuns.
  3. em + uma = numa.
  4. em + umas = numas.

O que é artigo exemplos em frases?

Este tipo de artigo irá determinar os substantivos de forma particular, precisa e objetiva, onde irá individualizar os indivíduos e objetos. São artigos definidos: o, a, os e as. Exemplos de frases com artigos definidos: Ele viu o professor de matemática.

Qual a diferença entre os artigos definidos e indefinidos?

Os artigos definidos podem sofrer contração com as preposições a, em, de e por. Os artigos indefinidos podem contrair com as preposições em e de.

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.

Como identificar um artigo?

O artigo antepõe o substantivo, determinando-o ou indeterminando-o. O artigo integra as dez classes gramaticais que conhecemos, definindo-se como o termo que antepõe o substantivo para determiná-lo ou indeterminá-lo, indicando, também, o gênero (masculino/feminino) e o número (singular/plural).

O que é um artigo de um texto?

Em jornalismo, artigo é um texto que expressa uma opinião, pode até informar, mas argumentar sobre algum posicionamento é o cerne do que deve ser apresentado neste tipo de texto. No artigo podemos encontrar críticas, confronto de ideias, análises e comentários sobre um determinado assunto, e até mesmo, humor e ironia.

Quando a é artigo?

Os vocábulos o, a, os, as serão artigos definidos quando determinarem um substantivo, indicando-lhe gênero e número, ou seja, indicando que o substantivo é masculino ou feminino, singular ou plural. Sempre terão à sua frente um substantivo.

Quando se usa o artigo?

Artigo. Artigo é a palavra que, vindo antes de um substantivo, indica se ele está sendo empregado de maneira definida ou indefinida. Além disso, o artigo indica, ao mesmo tempo, o gênero e o número dos substantivos.

Quais são as características de um artigo científico?

O artigo científico, como o próprio nome já nos revela, caracteriza-se por um texto científico cuja função é relatar os resultados, sendo esses calcados de originalidade, provenientes de uma dada pesquisa.

E é artigo ou preposição?

O artigo é a classe gramatical que geralmente antecede um substantivo, sendo variável em gênero e em número. Pode ser contraído com algumas preposições e, às vezes, ter outras funções nos enunciados conforme aprenderemos a seguir.

Artigos definidos.
masculinofeminino
singularoa
pluralosas

Quando é preposição?

Preposição é toda palavra invariável que liga duas outras palavras, estabelecendo entre elas uma relação de sentido e de dependência. Veja os seguintes exemplos para ficar mais claro o que são preposições: Exemplo: Casa de Luís (relação de posse). Chegou com ela (relação de companhia).

Qual é a classificação dos artigos?

Os artigos são classificados como “Definidos” quando determinam o substantivo de modo particular e preciso, ao passo que são “Indefinidos” quando determinam o substantivo de forma geral, vaga e imprecisa. Os artigos definidos são as palavras: o, a, os, as. Já os artigos indefinidos são: um, uma, uns, umas.

Quais são os artigos?

Artigo definido (a, o, as, os)

O artigo definido é o tipo de artigo usado para determinar de forma precisa os substantivos que o seguem.

E é preposição?

Preposição é a palavra invariável que liga dois termos da oração, subordinando um ao outro. As preposições classificam-se em essenciais e acidentais: 1. Preposição essencial: sempre funciona como preposição.

Preposição.
contraçãocombinação
Do (de+o)Ao (a+o)
Dum (de+um)Aos (a+os)
Desta (de+esta)Aonde (a+onde)
No (em+o)

E é pronome?

Pronome é a classe de palavras que substitui o substantivo (nome). Tem a finalidade de indicar a pessoa do discurso ou situar no tempo e espaço, sem utilizar o seu nome. Pronome substantivo é aquele que desempenha a função de substantivo. Exemplo: Ela é minha convidada.

Quantos e quais são os artigos?

O que é um artigo:

Na gramática, o artigo é a classe de palavras que antecede o substantivo para determiná-lo de modo particular ou geral. Há dois tipos de artigos: Artigos definidos: o, os, a, as; Artigos indefinidos: um, uns, uma, umas.

Quais são os tipos de pronome?

Os 7 tipos de pronomes
  1. Pronome Pessoal. Os pronomes pessoais são aqueles que indicam a pessoa do discurso e são classificados em dois tipos: …
  2. Pronome Possessivo. …
  3. Pronome Demonstrativo. …
  4. Pronome de Tratamento. …
  5. Pronome Indefinido. …
  6. Pronome Relativo. …
  7. Pronome Interrogativo.

Quais são os pronomes em português?

Pronomes são palavras que acompanham os substantivos, podendo substituí-los (direta ou indiretamente), retomá-los ou se referir a eles.
  • Eu → mim, me, comigo;
  • Tu → te, ti, contigo;
  • Ele → se, o, a, lhe, si, consigo;
  • Nós → nos, conosco;
  • Vós → vos, convosco;
  • Eles → si, os, as, lhes, se, consigo.

O que é artigo 4 ano?

Artigos são palavras que colocamos antes dos substantivos para determiná-los, ou indeterminá-los. Os artigos podem ser definidos ou indefinidos: – Artigo definido: o, a, os, as, esses determinam o substantivo com precisão.

Quais são os artigos do Código Penal?

São os delitos previstos na parte especial do Código Penal, no Título Dos Crimes Contra a Pessoa, Capítulo I, Dos Crimes contra a Vida, quais sejam: homicídio (artigo 121), induzimento, instigação ou auxílio ao suicídio (artigo 122), infanticídio (artigo 123) e aborto (artigos 124, 125, 126, 127 e 128).