Como saber se é caspa ou seborreia?

A caspa, como é mais conhecida, é um dos resultados da dermatite seborreica ou seborreia. É uma inflamação crônica que pode ser seca ou oleosa. A caspa oleosa é a denominada seborreia, é a que provoca placas aderidas ao couro cabeludo.

O que causa a caspa e seborreia?

A causa não é totalmente conhecida, mas pode estar relacionada ao tipo de sebo produzido pela pele do indivíduo e a inflamação pode ter origem genética ou ser desencadeada por agentes externos, como alergias, situações de fadiga ou estresse emocional, baixa temperatura, consumo de álcool, alguns tipos de medicamentos e …

Como saber se você está com caspa?

Como mencionamos acima, o principal sinal de que você tem caspa são os flocos brancos visíveis no cabelo, na linha do cabelo e nas roupas. No caso da caspa seca, esses flocos são menores e pulverulentos como a neve. Na caspa oleosa, os flocos são maiores e geralmente ficam presos às raízes dos cabelos.

O que pode causar caspa?

Boné, secador de cabelo e tratamentos químicos são alguns dos fatores que contribuem para intensificar a caspa. Por motivos que vão de estresse a banhos com água muito quente, as glândulas sebáceas, localizadas na base do folículo capilar, incham e passam a produzir secreção oleosa em excesso.

O que fazer para parar de ter caspa?

Xô, caspa! 4 passos para driblar o problema
  1. Lave bem o couro cabeludo. “É super importante lavar bem o couro cabeludo e não deixar resíduos de shampoo, pomadas ou gel no cabelo”. …
  2. Evite água muito quente e uso excessivo de bonés. …
  3. Não durma com o cabelo molhado ou amarrado. …
  4. Utilize shampoos e condicionadores anticaspa.

O que elimina a caspa?

O segredo para acabar de vez com a caspa é manter a oleosidade do couro cabeludo controlada. Para isso, lavar o cabelo com shampoos anti-caspa ou que contenham ingredientes como sulfeto de selênio, ciclopirox olamina ou cetoconazol, pode ser a solução, especialmente nos momentos em que existe mais caspa.

Como se pega a caspa?

Apesar de desagradável, a caspa não é contagiosa e muito menos sinal de maus hábitos de higiene. Outro sinal associado popularmente a esse tipo de dermatite é a queda de cabelo, o que também não é real.