Qual é a diferença entre a agricultura intensiva e a agricultura extensiva?

A agricultura intensiva resulta em alta produção por unidade de terra, mas por pessoa é menor. Ao contrário, na agricultura extensiva são cultivadas grandes propriedades, e é por isso que a produção total é alta, mas a produção por unidade é baixa.

Quais as principais características da agricultura intensiva e extensiva?

Características da agricultura extensiva

Esse sistema de produção agrícola, ao contrário da agricultura intensiva, é realizado de forma tradicional e trabalha com grande número de trabalhadores; O uso de tecnologia é reduzido ou inexistente.

O que é a agricultura intensiva?

A agricultura intensiva é o método mais comum de cultivo do solo e a principal fonte de alimentos em todo o mundo. Baseia-se na obtenção de altos rendimentos e apresenta uma exploração agressiva da terra com o uso sobrante de insumos.

Como é a agricultura extensiva?

A agricultura extensiva é praticada em grandes extensões territoriais, nas quais se utiliza técnicas rudimentares e tradicionais para o manuseio da terra, o incremento de aparatos tecnológicos é baixo, e as vezes inexiste, não há uso de insumos para preparações e correções de solo, por exemplo.

Quais são as diferenças entre a agricultura praticada?

Fonte: Depositphotos A agricultura moderna utiliza maquinários para uma produção em larga escala. A agricultura é mais do que simplesmente semear e colher. … Hoje em dia, agricultura tradicional é feita em pequenas propriedades e geralmente são destinadas apenas a subsistência das famílias que praticam o cultivo.

O que é extensiva e intensiva?

A pecuária intensiva é considerada o oposto da pecuária extensiva. A primeira característica que difere os dois sistemas é a criação feita em áreas menores, em sistema de confinamento. Nele, o gado é separado em lotes e criado em área restrita, que pode ser um piquete, um curral ou uma baia.

Como funciona o sistema intensivo?

Este sistema produtivo possui exploração animal de alta tecnologia, de forma a permitir a obtenção de animais com altos rendimentos produtivos no menor tempo possível, buscando uma produtividade máxima por cabeça e por área.

O que é a agricultura orgânica?

Agricultura Orgânica é um processo produtivo comprometido com a organicidade e sanidade da produção de alimentos vivos para garantir a saúde dos seres humanos, razão pela qual usa e desenvolve tecnologias apropriadas à realidade local de solo, topografia, clima, água, radiações e biodiversidade própria de cada contexto …

O que é o sistema extensivo?

Na pecuária, é usual chamar-se de extensivo todo sistema que tem como principal característica a exploração de grande extensão de terra com poucos insumos, equipamentos e mão de obra. O baixo nível tecnológico desse sistema implica em baixa produtividade da terra, no caso ocupada com pastagens.

O que é agropecuária extensiva?

A agropecuária extensiva é aquela praticada a partir de técnicas mais tradicionais e com baixo teor tecnológico. Na agricultura, ela se caracteriza pela produção com baixos investimentos e com o emprego de uma grande quantidade de trabalhadores.

O que é agricultura orgânica e suas principais características?

A agricultura orgânica é um modelo de produção caracterizado por não utilizar fertilizantes sintéticos, agrotóxicos, sementes modificadas, reguladores de crescimento animal e intensa mecanização das atividades, visando a reduzir os impactos ambientais, além de cultivar produtos alimentícios mais saudáveis.

Qual é o princípio da agricultura orgânica?

O princípio da ecologia na agricultura orgânica envolve a utilização de técnicas amigas do meio ambiente, como as que promovem a qualidade do solo (prevenção do esgotamento, erosão, degradação) ou eliminam a poluição da natureza.

Quais são os objetivos da agricultura orgânica?

Como foi abordado, o principal objetivo da agricultura orgânica é garantir a qualidade dos alimentos, assegurando a saúde dos consumidores e eliminando os impactos da produção rural.

Quais as características que a prática da agricultura orgânica fornece?

Principais Características da Agricultura Orgânica. A agricultura orgânica diversifica os produtos cultivados com o intuito de garantir o equilíbrio ambiental, sobretudo do solo. … Agrega valor aos Alimentos Orgânicos; Elimina o uso de Agrotóxicos.

O que é agricultura orgânica 7 ano?

A agricultura orgânica é uma forma ambientalmente sustentável de se utilizar o solo para a produção, ou seja, de forma a garantir a preservação dos recursos naturais para as gerações futuras. …

Qual é a principal característica de um alimento orgânico?

A principal característica deste sistema de produção é a não utilização de agrotóxicos, adubos químicos ou substâncias sintéticas que agridam o meio ambiente.

Quais são as características fundamentais da agricultura orgânica compartilhadas com os demais modelos de produção como a agricultura natural ou a biodinâmica?

Os princípios básicos da agricultura orgânica giram em torno do respeito à natureza, sem o esgotamento dos recursos naturais; da diversificação das culturas durante os sucessivos cultivos; do entendimento do solo como um organismo vivo e da substituição dos insumos químicos por técnicas e instrumentos orgânicos.

Quais são os benefícios dos alimentos orgânicos?

Benefícios dos alimentos orgânicos
  1. Menos pesticidas. …
  2. Mais saúde para o ambiente. …
  3. Produtos mais frescos. …
  4. Mais nutrientes. …
  5. Incentivo aos pequenos produtores. …
  6. Animais mais bem tratados com menos antibióticos e hormônios. …
  7. Alimentos menos processados.

Quais são as características da agricultura biológica?

Agricultura biológica é um sistema de produção agrícola (vegetal e animal) que procura a obtenção de alimentos de qualidade superior, recorrendo a técnicas que garantam a sua sustentabilidade, preservando o solo, o meio ambiente e a biodiversidade, privilegiando a utilização dos recursos locais e evitando o recurso a …

Quais são as principais características da agricultura comercial?

Principais características da agricultura comercial

Maior aproveitamento de terras e recursos; Utilização de técnicas de mecanização; Aumento da produtividade; Pode ser aplicado e destinado para diferentes tipos de mercado.