O que é microcefalia OMS?

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a microcefalia é caracterizada pela medida do crânio realizada, pelo menos, 24 horas após o nascimento e dentro da primeira semana de vida (até 6 dias e 23 horas), por meio de técnica e equipamentos padronizados, em que o Perímetro Cefálico (PC) apresente medida menor que …

Qual a definição de microcefalia?

A microcefalia é uma malformação congênita em que a cabeça dos recém-nascidos é menor do que o esperado, se comparada com a de bebês do mesmo sexo e idade. Muitas vezes, os bebês com microcefalia têm o cérebro menor, que pode não ter se desenvolvido adequadamente.

O que é microcefalia Ministério da Saúde?

Microcefalia é uma malformação congênita, em que o cérebro não se desenvolve de maneira adequada. Neste caso, os bebês nascem com perímetro cefálico (PC) menor que o normal, ou seja, igual ou inferior a 32 cm.

Quais são os tipos de microcefalia?

A microcefalia pode ser dividida em forma primária e secundária3. A primária é a expressão de um desenvolvimento cerebral anormal nos primeiros meses de gestação, por anomalias genéticas/cromossômicas ou ambientais.

Qual é o vírus que transmite a microcefalia?

Márcio Nehab: A via de transmissão mais conhecida é através do mosquito, o Aedes Aegypti.

Qual é a origem da microcefalia?

Etiologia. A microcefalia pode ser congênita, adquirida ou desenvolver-se nos primeiros anos de vida. Pode ser provocada pela exposição a substâncias nocivas durante o desenvolvimento fetal ou estar associada com problemas ou síndromes genéticas hereditárias.

O que é microcefalia leve?

A microcefalia é uma condição neurológica caracterizada pelo tamanho diminuto da cabeça e do cérebro de um bebê, comparado aos valores de referência para sua idade e tamanho.

Quem tem microcefalia vive até quantos anos?

A microcefalia – doença até então pouco conhecida – tem diferentes níveis, assim como muitas origens para o problema. Alguns casos são tão leves que quase não causam complicações. Outros são tão severos que o tempo de vida varia de alguns meses até 10 anos, dependendo do acesso a cuidados médicos, entre outros fatores.

Quais os sintomas de um bebê com microcefalia?

A criança com microcefalia pode apresentar:
  • Déficit intelectual.
  • Atraso nas funções motoras e de fala.
  • Distorções faciais.
  • Nanismo ou baixa estatura.
  • Hiperatividade.
  • Epilepsia.
  • Dificuldades de coordenação e equilíbrio.
  • Alterações neurológicas.