Quais são os principais conceitos de ética?

CONCEITO DE ÉTICA

A Ética é um ramo da filosofia que lida com o que é moralmente bom ou mau, certo ou errado. As palavras ética e moral têm a mesma base etimológica: a palavra grega ethos e a palavra latina moral, ambas significam hábitos e costumes.

Qual é o conceito de ética?

Ética é a área da filosofia dedicada às ações e ao comportamento humano, filosofia moral.

Quais os conceitos entre ética e moral?

A moral é um conjunto de normas que servem para orientar a maneira de agir das pessoas dentro de um contexto específico. Por conta disso, estamos falando de um conceito de caráter particular e que se baseia, sobretudo, em hábitos e costumes. Já a ética funciona basicamente como uma racionalização da moral.

Quais são os conceitos de ética profissional?

Ética profissional é o conjunto de normas éticas que formam a consciência do profissional e representam imperativos de sua conduta. … Ambas cumprem a função de orientar as condutas que devem ser realizadas pela empresa. Ser ético é agir orientado por princípios em vista do bem, sem jamais prejudicar o próximo.

O que é ética de um exemplo?

Se ao caminhar por uma via pública uma pessoa estiver com alguma embalagem que pretenda se desfazer, pela ética ela deve jogar esta embalagem no lixo. Isso seria o correto tanto pela ética quanto pela moral. Entretanto, ela pode decidir jogar a embalagem na via pública.

Qual é a importância da ética?

A ética é importante e essencial para que haja equilíbrio em uma sociedade porque nos ensina a refletir sobre nossas ações, se seguimos as regras e normas necessárias para o bom convívio em sociedade, se respeitamos o outro, se somos honestos, íntegros e justos, se fazemos aquilo que é correto mesmo quando ninguém está …

Quais são as principais características da ética profissional?

Em resumo, a ética profissional consiste na aplicação dos conceitos morais e da cultura social que foram aceitas no ramo profissional. A cultura social do ramo profissional envolve o respeito à sua área de trabalho, normas de conduta, companheiros e as demais pessoas que o circundam.

Quais os princípios éticos para o ambiente de trabalho?

Ainda, são alguns exemplos de atitudes éticas dentro do ambiente de trabalho: Educação e respeito entre os empregados; Cooperação e atitudes que visam à ajuda aos colegas de trabalho; … Respeito às regras e normas da empresa.