O que é um resumo?

O que é Resumo: Fazer um resumo significa apresentar o conteúdo de forma sintética, destacando as informações essenciais do conteúdo de um livro, artigo, argumento de filme, peça teatral, etc. Em algumas ocasiões, a palavra sinopse é usada como sinônimo de resumo.

Qual é a finalidade de um resumo?

Tem por finalidade,deixar o leitor informado acerca dos principais pontos destacados no texto, proporcionando a ele a possibilidade de ter uma ideia geral do que se trata.

Quais são as características de um resumo?

Basicamente, o resumo tem como principal característica apresentar com fidelidade as ideias reproduzidas em um texto, primando por elementos inerentes à construção textual.

O que é um resumo escolar?

É um dos processos que auxilia a produção do resumo e este, por sua vez, é um texto criado a partir de um outro texto com a função de apresentar de forma concisa as principais ideias do autor do texto-base, deve ser escrito com linguagem própria revelando a compreensão que o leitor-resumidor obteve através da leitura …

Qual a função do resumo em um artigo científico?

Por isso, resumo bem feito é peça essencial para promover a divulgação e a leitura do artigo. O resumo tem o objetivo principal de fornecer uma visão geral da investigação. … As informações que contém servem para decidir se vale a pena seguir na leitura do relato completo.

Quais são os tipos de resumo?

O resumo integra os chamados textos acadêmicos, classificando-se em três tipos: informativo, indicativo e crítico.

O que não pode faltar em um resumo?

Indicação de dados sobre o texto resumido – Autor e título são as informações básicas; portanto, não podem ser esquecidas. Também é recomendável indicar a editora, o ano de publicação e o gênero da obra. Apresentação das ideias principais e a relação entre elas – O resumo não é um amontoado de frases soltas.

Como começar um resumo exemplos?

O resumo deve começar com uma frase que contenha o essencial do documento original, evitando repetir as palavras do título. Deve incluir unicamente os pontos significativos, ser claro e conciso, evitando comentários periféricos e generalidades.

Quais os dois tipos de resumo?

1. resumo informativo: informa ao leitor finalidades, metodologia, resultados e conclusões do documento, de tal forma que este possa, inclusive, dispensar a consulta ao original. 2. Resumo indicativo: indica apenas os pontos principais do documento, não apresentando dados qualitativos, quantitativos etc.

O que é um resumo informativo ou analítico?

Resumo informativo ou analítico: é o tipo de resumo que reduz o texto a 1/3 ou 1/4 do original, abolindo-se gráficos, citações, exemplificações abundantes, mantendo-se, porém, as ideias principais. Não são permitidas as opiniões pessoais do autor do resumo.

O que é resumo descritivo exemplos?

RESUMO DESCRITIVO OU INDICATIVO: descrição dos principais tópicos do texto ou do trabalho e indicação sucinta de seus conteúdos. Não dispensa a leitura do texto original.

Qual a definição de resumo crítico?

O resumo crítico é um texto de opinião, que faz uma avaliação à respeito da obra estudada (livro, artigo científico, show, filme, palestra, entre outros documentos). Essa análise crítica pode ser construtiva, negativa ou elogiosa.

O que é o resumo expandido?

O resumo expandido deve incluir objetivos, metodologias, referências, comparações com trabalhos relacionados e outros detalhes esperados em um documento que deverá ser divulgado na comunidade acadêmica. Ele é um documento, cujas ideias e significância possam ser entendidas no menor tempo possível.

O que é um resumo convencional?

O professor Gilson Volpato enfatiza neste texto como se fazer um resumo convencional, de forma simples e direta e enriquecedora. É através do conhecimento do resumo convencional que o discente terá embasamento teórico e prático para realizar fichamentos e resenhas.

Como fazer um resumo crítico exemplo?

O resumo crítico terá sempre duas partes: primeiro a síntese da obra, que consiste numa visão geral do objeto avaliado. Depois, vem a crítica elaborada com argumentos embasados e impessoalidade. Lakatos e Marconi (2003, p. 69) consideram um resumo crítico quando o redator “formula julgamento sobre o trabalho”.

Qual a diferença entre resenha crítica e resumo?

Sobre a diferença entre resenha e resumo, podemos pontuar o seguinte: resenha é um texto de análise, crítica, comparações e opinião; resumo é um texto descritivo e imparcial, ou seja, não faz julgamentos ou avaliações e não vai além do que foi apresentado na obra.

Quais as principais características de uma resenha crítica?

Características da resenha crítica Apresentar detalhadamente as principais informações da obra resenhada; Descrever a estrutura da obra, assim como o foco do seu conteúdo; … Argumentar criticamente os pontos cruciais da obra (sejam eles negativos ou positivos);

Quais palavras para começar um resumo?

Em suma, em síntese, enfim, em resumo, portanto, assim, dessa forma, dessa maneira, por isso, assim sendo, por conseguinte, conseqüentemente então, deste modo, desta maneira,em vista disso, diante disso.

Como fazer um bom resumo?

4 dicas para fazer um bom resumo
  1. Grife as partes importantes. Quando você já compreendeu o assunto abordado, faça uma nova leitura. …
  2. Escreva um resumo com as suas palavras. Agora, é hora de escrever seu resumo. …
  3. Evite uma lista de tópicos.

Quais palavras devo usar para iniciar um desenvolvimento?

Ligação entre os parágrafos do desenvolvimento:
  • Além disso …
  • Outro fator existente …
  • Outra preocupação constante …
  • Ainda convém lembrar …
  • Por outro lado …
  • Porém, mas, contudo, todavia, no entanto, entretanto …

Como deve ser a estrutura de um resumo?

O resumo segue basicamente a mesma estrutura da maioria dos gêneros textuais. Ele começa pela introdução, que deve ser usada para apresentar o tema do texto. Geralmente, é construída em apenas um parágrafo. Depois disso, vem a etapa de desenvolvimento, que é o corpo do conteúdo, onde todas as ideias são expostas.

Como fazer um resumo simples acadêmico?

O texto do resumo deve ser corrido, formado por frases concisas, afirmativas, simples e coerentes e, de preferência, em parágrafo único. A primeira frase do seu resumo deve ser significativa e apresentar o documento ao leitor. Utilize verbos na voz ativa e na 3ª pessoa do singular (ele).

Como começar um desenvolvimento 1?

O bom é começar o texto expondo as causas e consequências de determinada ação dita no tema. É aqui que você elabora suas hipóteses sobre o assunto, e começa seu processo de argumentação. Geralmente, as causas ficam em um parágrafo e as consequências em outro, mas isso não é regra.

Como iniciar um desenvolvimento 2?

Dessa forma, … Em vista dos argumentos apresentados, … Dado o exposto, … Tendo em vista os aspectos observados, …