O que é literatura Segundo Aristóteles?

A definição mais antiga comumente usada pelos teóricos da Literatura é aquela construída por Aristóteles. Para o pensador grego, a Literatura seria uma imitação ou representação da realidade mediante as palavras.

Qual é o conceito de literatura?

Literatura é uma palavra com origem no termo em latim littera, que significa letra. A literatura remete para um conjunto de habilidades de ler e escrever de forma correta. … A literatura também pode ser um conjunto de textos escritos, sejam eles de um país, de uma personalidade, de uma época, e etc.

O que é a literatura para alguns escritores?

A Literatura é a técnica de compor e expor textos escritos, em prosa ou em verso, de acordo com princípios teóricos e práticos; o exercício dessa técnica ou da eloquência e poesia.

O que é literatura Italo Calvino?

De acordo com Calvino (Calvino, 1997), A literatura segue itinerários que costeiam ou transpõem as barreiras das interdições, que levam a dizer o que não podia ser dito; inventar em literatura é redescobrir palavras e histórias deixadas de lado pela memória coletiva e individual.

Quais são os principais conceitos da literatura?

Entre os conceitos básicos, destacam-se os de discurso, linguagem, espaço, estrutura, literariedade, narrador, obra literária, polissemia, tempo e verossimilhança. Atualmente, são oferecidas disciplinas de teoria literária nos cursos das principais universidades europeias, norte-americanas e dos países periféricos.

Qual é o conceito da literatura brasileira?

Assim, o conceito de literatura brasileira proposto por Afrânio Coutinho é caracterizado por um pertencimento tanto geográfico, a uma terra americana, como histórico-cultural, fruto da ação de indivíduos que a ocuparam e se identificam com ela.

Quem se contenta de Italo Calvino?

Quem se contentaItalo Calvino. Havia um país em que tudo era proibido. Ora, como a única coisa não proibida era o jogo de bilharda, os súditos se reuniam em certos campos que ficavam atrás da aldeia e ali, jogando bilharda, passavam os dias.

Por que ler os clássicos?

Os clássicos da literatura refletem a cultura de um povo ou de um período da história da humanidade. Seus autores são verdadeiros artistas, que se dedicam a trabalhar a linguagem de maneira única e a refletir sobre assuntos que sempre farão parte das nossas vidas.

Quais são as principais características da literatura brasileira?

Mistura de tendências estéticas (ecletismo) União da arte erudita e da arte popular. Prosa histórica, social e urbana. Poesia intimista, visual e marginal.

Qual é a importância da literatura brasileira?

A literatura brasileira sempre foi um fator de identidade nacional e, nesse contexto, se torna muito importante na formação do indivíduo como cidadão brasileiro, devendo ser ensinada ainda na infância. … A literatura brasileira oficial teve início com as obras escritas no Brasil pelos colonizadores portugueses.

Qual a origem da literatura brasileira?

A história da literatura brasileira tem início em 1500 com a chegada dos portugueses no Brasil. … Assim, a produção literária começa quando os portugueses escrevem sobre suas impressões da terra encontrada e dos povos que aqui viviam.

Quais as características da literatura?

Plurissignificação: as palavras, no texto literário, assumem vários significados. Valoriza Texto -se a linguagem conotativa, ou seja, o sentido figurado. Ênfase na função poética da linguagem: o texto literário manipula a palavra, revestindo-a de caráter artístico. …

São características da literatura brasileira contemporânea?

A literatura contemporânea brasileira é caracterizada pela mistura de tendências das escolas literárias anteriores. Ela surge em um período pós moderno conflitante e plural, trazendo marcas de seu contexto histórico e movimentos de ruptura, inovação e ressignificação para a prosa e poesia.