Conceito de educação a distância
Qual é o conceito da Educação a Distância?
Educação a distância é a modalidade educacional na qual alunos e professores estão separados, física ou temporalmente e, por isso, faz-se necessária a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação.
Quais as características da Educação a Distância?
Quais os principais fundamentos da Educação a Distância?
Qual o conceito de Educação a Distância Segundo Otto Peters?
Peters em seus estudos, afirma ser adepto da auto-aprendizagem, pontuando que o aluno deve ter mais autonomia e liberdade dentro do processo educacional à distância. Ele foi um dos pioneiros na teorização em EAD.
Quais são os três elementos principais da EAD e suas características?
Nesta aula, vimos que existem três elementos principais da EAD: o professor/tutor, o conteúdo e os aprendizes (alunos). O professor pode interagir com os alunos do curso por meio do material impresso, à medida que utiliza materiais preparados para essa finalidade.
São características da educação a distância exceto?
São características do Ensino a Distância, exceto: Escolha uma: a. Favorece a possibilidade de melhorar a qualidade da instrução ao atribuir a elaboração dos materiais didáticos aos melhores especialistas.
Qual o conceito de Moore 1973 sobre o ensino EAD?
Moore (1973, p. 675) ressalta que o argumento para o desenvolvimento de sistemas de EAD abarca tanto aspectos econômico-sociais quanto psicológicos, e que os anos de 1970 marcam essa maior demanda por EAD devido à crescente especialização da tecnologia e do trabalho.
São definições de EAD segundo cada autor?
São definições de EaD segundo cada autor, EXCETO: A) De acordo com Moore e Kearsley (1966) o ensino à distância, por ser diferenciado temporal e espacialmente, precisa ter métodos específicos de avaliação presencial uma vez que os alunos não podem ficar durante toda a formação distantes de seus tutores. B)
Como Keegan descreve a educação a distância?
Segundo Keegan (1996), os elementos centrais dos conceitos de EAD são: separação física entre professor e aluno, que distingue o EAD do ensino presencial; influência da organização educacional (planejamento, sistematização, plano, projeto e organização rígida), que a diferencia da educação individual; uso de meios …
Qual o conceito de educação a distância Segundo Moore and kearsley?
Moore e Kearsley (1996) definem educação a distância como um conjunto de métodos instrucionais em que a ação dos professores são executadas à parte das ações dos alunos, mesmo que hajam ações continuadas que se efetivem na presença do aluno.
O que é educação a distância de Moran 2002?
Quais os desafios do ensino a distância?
- Mudança de mentalidade.
- Acesso aos novos meios digitais.
- Falta de investimento em pesquisas.
- Capacitação profissional.
- Melhorias quanto à qualidade.
O que foi o modelo ISD Instructional Systems Design apresentados por Moore e kearsley?
Moore e Kearsley (2007) apresentam o modelo ISD (Instructional Systems Design), utilizado por muitas organizações na criação e desenvolvimento de cursos e que surgiu após a Segunda Guerra Mundial da pressão para a criação de treinamento mais eficiente durante a guerra.
Quando você está estudando a distância é correto afirmar que estuda sozinho pois pressupõe sua autonomia sem a ajuda de mais ninguém?
c. Sim, você tem total autonomia, e somente faz as provas no fim de cada disciplina. d. Não, pois você tem auxilio de professores tutores, dos seus colegas de curso, material didático online, escrito e visual.
Quais as principais funções do processo de mediação virtual?
Sua função é a de ser um mediador entre o professor, os conteúdos e os alunos. Conclui-se que o papel do tutor é fundamental na EaD pois é ele quem acompanha e avalia a aprendizagem dos alunos durante todo o processo. Palavras-chave: educação a distância, tutor, atribuições.
O que é o Design Instrucional?
O Design Instrucional, ou DI, é “o processo sistemático e reflexivo de traduzir princípios de cognição e aprendizagem para o planejamento de materiais didáticos, atividades, fontes de informação e processos de avaliação” (Smith e Ragan, 1999).
O que é Plano Instrucional?
O projeto instrucional é uma estratégia adotada para projetar as atividades de aprendizagem de modo a construir competências e habilidades, claramente definidas.