Qual é o correto presciso ou preciso?

A forma correta de escrita é precisa. Prescisa, com sc, não existe e está incorreta. A grafia correta neste caso é a palavra precisa que se encontra de acordo com as regras gramaticais usadas na língua portuguesa.

Como Como se escreve preciso?

Preciso do Verbo Precisar

Não confundir com preciso, forma derivada do verbo precisar, necessitar, de sentir a necessidade de: eu preciso desse livro amanhã! Ver também: precisar, explícito, precisado.

O que é muito preciso?

Exato, perfeito, certo, necessário. Ele é muito preciso com horários, não se atrase.

O que é algo preciso?

O que é Preciso:

Preciso é aquilo que é necessário e o que tem exatidão. Quando utilizado como flexão do verbo precisar, quer dizer daquilo que é indispensável. Quando alguém diz “eu preciso“, seja de alguém ou de alguma coisa, significa que não pode dispensar para seguir.

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.

O que quer dizer se faz mister?

Ser mister : ser forçoso ou necessário; fazerse mister. ETIMOLOGIA lat mister.

Qual é o significado da palavra precisa?

Significado de Precisa

Precisa vem do verbo precisar. O mesmo que: carece, necessita, acerta.

O que são informações precisas?

Que é exato, certo ou definido.

Qual sinônimo de preciso?

1 necessário, indispensável, imprescindível, obrigatório, forçoso, imperativo, impreterível, fundamental, essencial, vital, primordial, básico, inevitável, inescusável. Que é feito com rigor: 2 fixo, exato, justo, certo, certeiro, acertado, correto, determinado, definido, específico, claro, distinto.

Qual a origem da palavra precisar?

Segundo Silveira Bueno, da ideia de “cortado, separado” do Latim PRECISUS veio a noção de se ter a necessidade de algo, de estar privado de alguma coisa, de onde se desenvolveu a semântica de “ser necessário, carecer de”.

Quem precisa precisa?

O verbo precisar pede a preposição de: quem precisa, precisa de alguma coisa.

Qual é a diferença entre precisar e necessitar?

Precisar é algo de menor importancia que necessitar, como por exemplo, preciso trocar meu celular, preciso ir no banheiro. Necessitar é algo mais urgente, como necessito de auxilio médico. Mas é meio que subjetivo, pode se usar as duas palavras sem dinstinção na maioria das vezes.

Precisa é um verbo transitivo indireto?

Nas palavras do Houaiss, “a regência deste verbo oscila entre uma coisa e outra”, isto é, entre a transitividade direta e a indireta. … Em todos os demais casos, brasileiros e portugueses concordam: “precisar” é transitivo indireto. Dizemos “Preciso de dinheiro”, “Seu texto precisa de uma boa revisão”.

É possível precisar quando o Superman nasceu?

É impossível precisar quando Superman nasceu. Ele chegou à Terra ainda criança, mas a nave que o trouxe do planeta Krypton singrou o espaço a uma velocidade incalculável até cair em Smallville.

Qual é a regência do verbo precisar?

Nos sentidos de ter necessidade, necessitar, o verboPrecisar” pode ser objeto direto ou indireto, mas na língua moderna é empregado freqüentemente com objeto indireto precedido da preposição de: O país precisa de médicos.

Qual a classificação do verbo precisa?

verbo transitivo indireto e transitivo direto Sentir necessidade de; necessitar ou carecer: ele sempre precisava de dinheiro; se precisava alguma ajuda, ninguém aparecia. verbo intransitivo Não ter dinheiro; estar pobre: o prefeito tem o dever de cuidar daqueles que precisam.

O que é transitivo indireto exemplos?

Os Verbos Transitivos Diretos e Indiretos são aqueles que necessitam de dois complementos: um sem preposição (objeto direto) e um com preposição (objeto indireto). Exemplos: Apresentou as condolências aos familiares. Emprestei a coleção à minha colega.

Quais são os verbos transitivos indiretos?

São verbos que se ligam ao complemento por meio de uma preposição. Por exemplo, o verbo obedecer exige a preposição a, pois “quem obedece, obedece A algo/ A alguém”. … Quando, porém, for usado um pronome oblíquo átono como objeto indireto, ela desaparecerá: “Obedeço a eles” = “Obedeço-lhes”.

Como conjugar o verbo precisa?

Conjugação do verbo: precisar
  1. Presente. eu. preciso. tu. precisas. ele/ ela/ você …
  2. Pretérito Imperfeito. eu. precisava. tu. precisavas. …
  3. Futuro. eu. precisarei. tu. precisarás. …
  4. Presente. que eu. precise. que tu. precises. …
  5. Futuro. se eu. precisar. se tu. precisares. …
  6. Pessoal. eu. precisar. tu. precisares. …
  7. eu. precisaria. tu. precisarias. ele/ ela/ você

Como identificar o verbo intransitivo?

Verbos Intransitivos são aqueles que não necessitam de complemento porque têm sentido completo. Por esse motivo, eles conseguem formar o predicado sozinhos. Exemplos: Carmem morreu.

Precisam é verbo transitivo direto?

Neste caso, o uso da preposição é obrigatória. São aqueles que necessitam de um objeto indireto para dar sentido a uma frase. … Diferente do verbo transitivo direto, o transitivo indireto precisa da preposição para fazer a regência verbal. O verbo transitivo indireto indica a qual elemento a ação verbal se destina.

Precisa na terceira pessoa?

– Pelo fato de o verbo encontrar-se na terceira pessoa do singular (precisa); … – E pelo fato de o verbo “precisar” se classificar como transitivo indireto, pois “quem precisa, precisa de algo”.

Precisam ou precisarão?

Precisam é a forma verbal na terceira pessoa do plural do presente do modo indicativo do verbo precisar. Elas precisam de ajuda. Precisam ser protegidos. … Aqui, e se pretender indicar o futuro do verbo precisar o termo correto é precisarão.

O que Intransitividade?

O verbo intransitivo é aquele que não necessita de nenhum complemento na oração para que seu sentido seja completo.