Significado: s.m. Corrente das artes plásticas surgida nos E.U.A. no fim da década de 1960 e caracterizada por uma interpretação quase fotográfica do visível.
Significado: s.m. Sentido do real; apego à realidade, ao concreto; atitude prática de quem encara de frente a realidade, evitando que abstrações ou fantasias intervenham em sua conduta; senso comum, bom senso: enfrentar uma situação difícil com realismo. / Filosofia. Em Teoria do Conhecimento, sistema dos que supõem conhecer o mundo exterior como realidade objetiva, admitindo o primado do ser, da matéria, sobre a consciência. (Opõe-se a idealismo, neste sentido.) / Filosofia. Doutrina filosófica que considerava, na Idade Média, as idéias abstratas como seres reais. (Neste sentido, opõe-se a nominalismo e conceptualismo.) / Belas-artes e Literatura. Tendência a representar cenas humanas ou da natureza como se apresentam à observação, sem idealizá-las ou poetizá-las; naturalismo. / Escola literária que predominou na Europa durante a segunda metade do séc. XIX, sucedendo ao romantismo. / Sistema político em que o chefe de Estado é um rei; monarquia. / Ideologia ou doutrina que defende ou prega a monarquia.
Significado: s.m. Movimento artístico, sobretudo literário (lançado na França em 1924 por André Breton), que se caracteriza pela expressão do pensamento de maneira espontânea e automática, regrada apenas pelos impulsos do inconsciente e deliberadamente incoerente. Inspirado pela psicanálise, proclama a prevalência absoluta do sonho, do instinto, do desejo. Despreza a lógica e renega a ordem moral e social, investindo contra os padrões estabelecidos. (Adaptação do fr. surréalisme; as formas vernáculas super-realismo e supra-realismo são pouco usadas.)
O Significadode.com.br é um site que reúne o significado de palavras e expressões, muitas vezes utilizadas sem sabermos realmente o que significa. Pesquise, ache e compartilhe com seus amigos para que todos saibamos o Significado de Palavras!